Aproveitamento de materiais: criatividade que gera economia

"Seu Zé" é o responsável pela confecção das pás "Seu Zé" é o responsável pela confecção das pás

Juliano Rangel
Monique Ferbek

Uma iniciativa que transforma materiais descartados em utensílios de trabalho tem gerado economia para a prefeitura. Trata-se da produção de pás de limpeza confeccionadas a partir materiais retirados do lixo recolhido pelo município. Toda a produção fica concentrada no almoxarifado da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Secobu), em Campinho.

Um dos responsáveis pela produção, o servidor José Magalhães Gomes, ou “Seu Zé”, conta que a ideia de reciclar surgiu ao perceber a grande quantidade de madeira, pedaços de lata e outros materiais descartados pela população. E o resultado foi surpreendente. Além de gerar economia para o poder público, as pás de limpeza caíram no gosto dos recolhedores.

Atualmente, todos os servidores municipais de limpeza pública utilizam o utensílio fabricado por “Seu Zé”. Só neste ano já foram produzidas mais de 50 unidades, distribuídas para localidades do município. Além das pás, outros artigos são reformados no almoxarifado da Secobu, como abrigos para resíduos recicláveis, mesas e os famosos anões de jardim que estão espalhados por várias partes do município.

• Última modificação em Quinta, 22 Outubro 2015 10:01