Curiosidades

Pomeranos

Por que as noivas pomeranas se casam de preto?

06 casa onde dormiu D. Pedro II  DM Armin Miertschink

Sabia que Dom Pedro II visitou Domingos Martins?

Cuite

Já fomos "Cuité"

Você Sabia que “Cuité” era o nome original de toda a região que hoje é o nosso município? Este nome foi dado pelos índios da tribo Puris, conhecido pelos portugueses como Botocudos e que foram os primeiros habitantes da região. Esta árvore é nativa em nossa região e vive muitos anos. O historiador Joel Velten informou que existe no sítio de Rosa Helena Schorling um cuité que foi plantado pelo colono Johann Jakob Velten, provavelmente plantado entre 1860 e 1870. Na nossa pracinha temos uma árvore de Cuité, em frente ao Fritz Frida (foto).

Barcelos

Primeiras povoações

Barcelos (Aracê) e Melgaço foram as primeiras povoações no atual Município de Domingos Martins. Os locais se oficializaram em 1832 (lei da foto). Nas localidades, na estrada que ligava Minas Gerais ao ES, foram instalados quartéis com o objetivo de oferecer segurança ao transeuntes e tropeiros. Isto aconteceu 15 anos antes dos colonos alemães chegarem aqui. Algumas das famílias mais antigas em Domingos Martins são Pereira e Espíndula oriundas de Urucrânia, próxima a Ponte Nova e provavelmente chegaram aqui através da Rota Imperial e se instalaram em Melgaço. Informações do historiador Joel Velten.

Carnaval

Gabinete do Prefeito era salão de eventos

Os antigos carnavais de Campinho eram realizados no salão da Prefeitura. Conta-se que os bailes eram super divertidos. O último realizado nas instalações do Executivo aconteceu em 1954. Depois, as comemorações foram transferidas para o Clube. Na foto identificamos algumas pessoas na escadaria da Prefeitura, durante um baile de Carnaval no início do século XX, com apoio do historiador Joel Guilherme Velten e de Guilherme José Brickwedde (Senhor Willy). Os indicados por números são:

1- Cecília Koehler
2- Jorge Faria Santos
3- Cremilda Velten
4- Elizabeth Brickwedde (Dona Nuke)
5- Levino (alfaiate)

Os demais estão identificados na imagem.

Hotel Imperador Domingos Martins 1955 Dilton Carvalhinho

Ex-Presidente do Brasil morou no Hotel Imperador

Por causa de sua arquitetura o prédio do antigo Hotel Imperador, hoje Centro Cultural, tornou-se um atrativo no município, passando a ser considerado o hotel de referência para os casais em lua-de-mel em todo o Estado. Foi um dos principais destinos da elite capixaba nas décadas de 1960 a 1980.

O Hotel Imperador foi o primeiro hotel de luxo no Espírito Santo e foi através dele que Domingos Martins despontou para o turismo de montanha. A cidade de Domingos Martins ficou conhecida em todo o Brasil através do Hotel Imperador que já hospedou várias personalidades do país, entre elas o ex-Presidente Dr. Itamar Franco que aqui residiu por alguns meses nos anos 1960 .

Fone (27)3268-1344

Umidade: 96%