Portuguese English German Italian Spanish
Geografia

A sede do município, a 542 metros de altitude, está apenas a 43 km de Vitória, a capital do Estado. A BR 262, com suas belas paisagens de montanhas, liga as duas cidades. A Sede do município possui as seguintes coordenadas geográficas:

Informações Gerais
Localização: Região Sudeste, estado do Espírito Santo, região Centro Serrana
População: 31.847 habitantes (IBGE - 2010)
Colonização: alemã, pomerana e italiana
Distribuição da População: 81% rural e 19% urbana (IBGE - 2000)
Data de emancipação política: 20/10/1893
Área Territorial: 1.231,29 Km²
Distritos:  7 (Aracê, Biriricas, Melgaço, Paraju, Ponto Alto, Santa Isabel e Sede)
Clima: Tropical de altitude: Máxima 28º e Mínima 8º
Altitude: 542m (Sede do município)
Latitude Sul: 20° 18’ 30"
Longitude Oeste: 40°  43’ 30"
Precipitação Pluviométrica: 1.750 a 2.000 mm anual
Distância da Capital do Estado (Vitória): 43 Km
Número de eleitores: 23.213
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,669

Domingos Martins limita-se com os seguintes municípios:

Ao Norte: Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina;
Ao Sul: Vargem Alta, Alfredo Chaves e Marechal Floriano;
A Leste: Viana e Cariacica;
A Oeste: Castelo e Venda Nova do Imigrante.

São cerca de 9 mil quilômetros estradas vicinais

Rodovias Estaduais que cortam o município:

ES 164 – Geraldo Sartório (Trecho da Fazenda do Estado à Vargem Alta)
ES 165 – Sebastião Alves Lima (Trecho da BR 262 a Afonso Cláudio)
ES 368 - Liga Aracê, Perobas, Paraju e Melgaço e vai para o município de Santa Maria de Jetibá.
ES 376 - Liga o município de Alfredo Chaves ao município de Domingos Martins, passando pelo município de Marechal Floriano. Em Domingos Martins, ela segue junto à rodovia ES-465 até a ponte do Rio Jucu Braço Norte. Deste ponto, vai para o município de Santa Leopoldina.
ES 465 - Liga a BR 262, na altura do trevo da entrada de Campinho, ao distrito de Melgaço.
Trecho BR 262 a Campinho – João Ricardo Schorling
Trecho Campinho a Melgaço – João Capistrano Simon
Trecho Rio Possmoser Domingos Martins (via Melgaço) – Floriano Emílio Guilherme Berger
ES 470 – Coriolano Guilherme Stein (Trecho BR 262 a Paraju) - Asfaltada

Rodovias Federais: O município está ligado à capital pela BR 262.

 

Distância entre o município e as principais capitais*
Vitória – 43 Km
Rio de Janeiro – 440 Km
São Paulo – 874 Km
Belo Horizonte – 417 Km
Brasília – 1.184 Km
Salvador – 961 Km
Curitiba – 1.350 Km
Porto Alegre – 1.685 Km
Cuiabá – 2.201 Km
Manaus – 4.769 Km

* Fonte: Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias

Todo o município de Domingos Martins possui um relevo acidentado, montanhoso, que faz parte da chamada "zona serrana do centro" (região do Estado formada por terras altas, montanhosas e "frias", localizadas ao sul do Rio Doce). Isso justifica, em grande parte, porque o município se destaca no desenvolvimento do turismo de montanha (hotéis de 500 a 1100 metros de altitude), na agropecuária (cultivo de produtos de clima temperado) e em aspectos culturais (presença marcante da influência da imigração européia, principalmente de origem alemã).

O relevo montanhoso do município é basicamente formado pela serra do Castelo, com várias denominações locais (serra do Tijuco Preto, do Galo, etc.). Nesse quadro, os principais vales são formados pelo Rio Jucu Braço Norte e seus afluentes. A sede de Domingos Martins está a 542 m de altitude.

O relevo martinense, em função da altitude, tem a seguinte distribuição aproximada: 10% estão abaixo de 500 m

35% de 500 a 800 m

30% de 800 a 1000 m e

25% acima de 1000 m.

Isso quer dizer que 90% das terras estão em altitudes superiores a 500 m, razão pela qual tem um clima mais ameno (tropical de altitude).

O pico da Pedra Azul (1822 m), localizado em Aracê, embora seja o 3º mais alto é o mais famoso do município, devido à beleza do seu aspecto. Recebe tal denominação pela coloração azulada que toma, conforme o horário em que recebe a luz do sol. Esse pico é também conhecido por Pedra do Lagarto, por apresentar uma saliência, como se estivesse apenas encostada e com o formato de um lagarto ou lagartixa a subir a pedra, em sua parte frontal. O pico mais alto do município é o da Pedra das Flores (1909 m), a apenas 800 metros de distância da Pedra Azul. Na divisa com Vargem Alta fica a Pedra do Tamanco ou do Redentor (1847 m). A região de Aracê ou da Pedra Azul é a mais alta do município, por isso a mais fria e com hotéis em função do turismo de montanha.

As altitudes, aproximadas, das principais localidades martinenses são:

Aracê (1050 m)
Melgaço (850 m)
Paraju (700 m)
Perobas e Ponto Alto (600 m)
Domingos Martins (542 m)
Santa Isabel (485)

O Estado do Espírito Santo, de um modo geral, possui um clima tropical ou quente. O Município de Domingos Martins, porém, devido à altitude do seu relevo (90% acima de 500 m), tem um clima tropical de altitude com temperaturas mais amenas durante o ano (média anual inferior a 20° C).

Cidade do Verde. Assim é conhecida Domingos Martins por manter preservada uma importante faixa da Mata Atlântica e registrar de mais de 100 mil plantas, sendo mais de 1.300 espécies de orquídeas e bromélias, que trazem reconhecimento nacional e internacional. Domingos Martins possui espécies como a Cattleya Warneri considerada a maior orquídea em tamanho de flor no mundo, sua flor pode alcançar até 25 cm de diâmetro. Também é nativa da região a Barbosella Miersii, uma micro-orquídea que possui a menor flor do mundo, sua flor é do tamanho da cabeça de um alfinete.

O conjunto da vegetação existente no município pode ser bem definido pela área do Parque Estadual da Pedra Azul, reserva estadual criada em 1960 para proteger um conjunto de valores naturais onde se destaca a Pedra do Lagarto, de formação de granito e gnaisse unida à Pedra Azul, a 1.822 metros de altitude. Inclui a vegetação rupestre (que se desenvolve sobre as pedras) e a Floresta Ombrófila Altimontana (matas influenciadas pelo alto regime das chuvas localizadas acima de 1.500 metros de altitude), que conta com espécies como orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, além de inúmeras variedades de canela.

A reserva particular criada pelo Sr. Roberto Anselmo Kautsky, orquidófilo e bromeliófilo de renome internacional, destaca-se por abrigar uma coleção que reúne mais de 1.300 espécies de orquídeas e bromélias.

A fauna do município é bastante diversificada, e assim como a flora, também pode ser bem definida pelas espécies encontradas na área do Parque Estadual da Pedra Azul. Lá vivem espécies como: macaco-prego, tatu, tamanduá de colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado catingueiro, mão-pelada, trinca-ferro, sabiá, além de animais ameaçados de extinção como o sagüi-terra, onça-pintada e o barbado.

O município de Domingos Martins é banhado por um bom número de rios e córregos. Seus principais rios são o Rio Jucu Braço Norte e o Rio Jucu Braço Sul, que são os formadores do Rio Jucu.

O Rio Jucu Braço Norte

O município de Domingos Martins tem a maior parte (mais de 80%) de sua área banhada por uma única bacia hidrográfica, a do Rio Jucu Braço Norte. Ele percorre cerca de 115 km em terras martinenses como um rio de montanha, ou seja, encachoeirado. Isso prejudica seu uso para a navegação, mas beneficia para a produção de energia elétrica. Nasce na serra do Castelo, na região de São Paulo ("São Paulinho") de Aracê, acima da Pedra Azul, na divisa com o município de Vargem Alta.

O Rio Jucu Braço Sul

Antes da criação do município de Marechal Floriano, praticamente toda a bacia do rio Jucu Braço Sul (que nasce também na Serra do Castelo, junto à Pedra Azul) banhava o município de Domingos Martins. Atualmente pertencem a Domingos Martins apenas alguns quilômetros desse manancial, após sua nascente e alguns antes do seu encontro com o rio Jucu Braço Norte (do encontro dos dois surge o Rio Jucu que, até sua foz, no Oceano Atlântico, no município de Vila Velha, tem cerca de 32 km de extensão).

No final do Rio Jucu Braço Sul fica a única usina hidrelétrica do município, a 2ª a ser construída no Estado, inaugurada em 25 de setembro de 1909.

Prefeitura Municipal de Domingos Martins

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro- CEP 29260-000
Expediente: 8h às 11h30 - 13h às 17h
Fone (27)3268-1344
Veja no Mapa

Links Úteis

portariastn contas-publicas
nfe issbancario

Previsão do Tempo

Parcialmente Nublado

17°C

Parcialmente Nublado

Umidade: 87%

Vento: 22.53 km/h