Agência de Desenvolvimento Social reúne serviços para a população em Campinho

Lorena Müller

A partir de agora, moradores de Domingos Martins podem ter acesso a diversos serviços assistenciais e administrativos em um único lugar com a implantação da Agência de Desenvolvimento Social, em Campinho.

Localizada na Avenida Presidente Vargas (próximo à Martinense Pneus), a agência reúne diversos setores municipais, facilitando o acesso e otimizando o tempo de atendimento ao cidadão. “Este espaço foi planejado para oferecer serviços capazes de consolidar ações e encaminhamentos dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, para oportunidades de inclusão produtiva, acesso ao trabalho e geração de renda”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Soemis Lyra dos Santos.

Na Agência de Desenvolvimento Social funcionam a Casa do Cidadão, a Casa dos Conselhos, o Procon Municipal e a Agência Nossocrédito. Outros serviços são o de inclusão digital e os benefícios eventuais. Conheça mais detalhes de cada serviço:

- Casa do Cidadão: Emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, atestado de antecedentes, certidão para fins de aposentadoria, declaração de Imposto Territorial Rural (ITR), cadastro de imóveis rurais (CCIR – Incra) e informações gerais.

- Benefícios Eventuais: Análise, parecer e concessão de benefícios eventuais para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

- Casa dos Conselhos: Destinada ao controle social das políticas públicas dos conselhos vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social (podendo receber os demais conselhos municipais, conforme entendimento das demais secretarias).

- Procon Municipal: A unidade, vinculada à Secretaria de Governo, é responsável pela promoção e o desenvolvimento de ações direcionadas à educação, orientação, proteção, e defesa do consumidor, além da coordenação de todo o sistema de atendimento ao consumidor. Entre as responsabilidades do Procon estão: receber, avaliar e encaminhar consultas, reclamações e sugestões apresentadas por consumidores; orientar consumidores e fornecedores, expedir notificações, instaurar, instruir e concluir processos para apurar infrações e fiscalizar e aplicar as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. O atendimento todas as quartas – feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

- Nossocrédito: Que tal fazer um financiamento para alavancar o seu próprio negócio, seja para a compra de matérias-primas, mercadorias, maquinários, equipamentos e ferramentas novos e usados, ou para a reforma e ampliação das instalações físicas ligadas à atividade, ou, ainda, para a aquisição ou reparo de móveis, bicicletas de carga e trailer? Basta solicitar um financiamento do Nossocrédito, um programa especial de microcrédito que visa o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, na medida em que eleva a renda, reduz as desigualdades sociais e regionais no Estado e, ainda, possibilita a inclusão social.

- ACESSUAS Trabalho/PRONATEC: Com ações que oportunizem o acesso ao trabalho, geração de renda e acesso a formação em diversas áreas de atuação principalmente quando ofertados pelo programa Pronatec do Governo Federal.
- Inclusão Digital para todas as idades.

Agência de Desenvolvimento Social
Endereço: Av. Presidente Vargas, 242 (Próximo à Martinense Pneus)
Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h

(1 Voto)