Campanha Outubro Rosa: programação especial em Domingos Martins

• Segunda, 02 Outubro 2017 08:40
  • Publicado em Saúde

O mês de outubro é dedicado à saúde da mulher em Domingos Martins, com a realização de mais uma edição da campanha Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de registro da doença para 2016 supera 57 mil casos.

Já o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina brasileira, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. Ainda segundo o INCA, neste ano, a estimativa de casos chega a 16.340.

Hoje milhares de pacientes e suas famílias, amigos, colegas convivem com a doença. Por este motivo é preciso conscientizar pacientes com câncer, bem como seus familiares, amigos, e colegas sobre a importância de munir-se de informação e participar ativamente da tomada de decisões no enfrentamento da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde da Mulher, responsável por coordenar a campanha Outubro Rosa, organizou uma vasta programação em todo município, com a realização do Dia D nas comunidades, atividades voltadas ao cuidado da beleza e saúde da mulher e palestras.

“As ações da campanha outubro rosa em Domingos Martins, tem o propósito de alcançar um maior numero de mulheres incluindo as trabalhadoras das instituições públicas e privadas sobre a importância de realizar o autoexame de mamas a mamografia e também o preventivo cérvico uterino”, finalizou Camila Liebe, responsável pelo Programa Saúde da Mulher.

A programação completa das ações em Domingos Martins da campanha Outubro Rosa você pode conferir clicando aqui.

(1 Voto)
  • Última modificação em Quinta, 19 Outubro 2017 16:46