Cursos de tecnologia gratuitos na Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão

• Sexta, 06 Outubro 2017 16:15
  • Publicado em Educação

A Biblioteca Pública Municipal “Argentina Lopes Tristão”, em Domingos Martins, está com inscrições abertas os interessando em cursos de tecnologia. Quem quiser participar dos cursos oferecidos devem procurar a Biblioteca para realizar a inscrição, levando os documentos pessoais. As aulas também serão realizadas na Biblioteca, mas na impossibilidade de ir até lá, a plataforma do curso pode ser acessada em casa!

Apesar de direcionado aos jovens de 14 a 29 anos que estão sem estudar e trabalhar, toda comunidade pode se inscrever e participar dos cursos oferecidos.

A iniciativa é fruto da parceria da Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão com o Programa Conecta Biblioteca, uma realização da ONG Recode.

post recode 02 post recode 03  post recode 04  post recode 05

Conheça os cursos

Quatro cursos de tecnologia estão disponíveis na Biblioteca, em uma plataforma online para os interessados. Eles possuem carga horária certificada de 16 a 40 horas (de acordo com o curso), pela Microsoft.

• Introdução ao mundo digital

Este curso desenvolve as possibilidades da internet para estudar, buscar emprego e fortalecer a cidadania, e ainda faz a introdução ao pacote Office (Word, Excel e PowerPoint).

• Jogos de lógica e Introdução à Programação

O curso estimula o pensamento lógico e apresenta as possibilidades de carreira na área de tecnologia

• Aprendendo a programar

Neste curso são desenvolvidas noções de HTML e uso da ferramenta Visual Studio para construção de um website.

• Modelagem de aplicativos e noções de gestão de projetos

O curso orienta o desenvolvimento de projetos para criação de um protótipo de aplicativo.

RECODE cor 4 1 300x268

Sobre a ONG Recode

A ONG Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema que estão inseridos, por meio do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias em todo o país para gerar oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A ONG faz parte de uma rede presente em 7 países e impactou até hoje mais de 1,68 milhão de vidas.

selo fazemos parte roxo

Conheça o Programa Conecta Biblioteca

O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades. O programa tem o objetivo de reprogramar o papel das bibliotecas e ampliar as oportunidades de empoderamento digital e acesso ao universo da informação, cultura e conhecimento.

O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Cursos de tecnologias
Local e inscrições:
Biblioteca Pública Municipal “Argentina Lopes Tristão”
Telefone: 27 99841-1683

• Última modificação em Segunda, 16 Outubro 2017 15:21