Coleta de lixo eletrônico em Domingos Martins neste mês; confira datas e locais

• Terça, 06 Março 2018 11:07
  • Publicado em Meio Ambiente
Coleta de lixo eletrônico em Domingos Martins neste mês; confira datas e locais Fotos: Reprodução Internet

Todo mundo já sabe que vivenciamos a era da tecnologia, quando tudo está conectado o tempo todo e com todo o mundo! Agora você já parou para pensar na quantidade de equipamentos que utilizamos no dia a dia para estarmos conectados? Celular, tablet, computador, televisão, cabos, fios, carregadores, baterias...a lista é grande!

A vida moderna também nos proporciona a utilização de muitos outros aparelhos como ar condicionado, vídeo games, máquinas fotográficas, aparelhos de DVD, impressoras entre tantas outras dezenas de itens. E quando quebram, param de funcionar, o que fazer? Você sabe como descartar corretamente este tipo de material? Saiba que objetos eletrônicos precisam ser recolhidos e destinados de forma adequada para não poluir o meio ambiente e não prejudicar a saúde.

Os materiais eletrônicos possuem metais pesados altamente tóxicos, como o mercúrio, cobre e chumbo, entre outros. Se forem queimados poluem o ar, representando risco à saúde dos coletores de lixo que os manipulam e, em contato com o solo podem poluir o lençol freático, além das plantas, animais e a saúde humana. Com a coleta desses materiais o envio de lixo ao aterro sanitário também é reduzido.

lixo eletronico2

Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente promove neste mês de março a campanha “E-Lixo - Mutirão de coleta de Lixo Eletrônico em Domingos Martins”. Para que toda a população possa descartar o seu lixo eletrônico foram determinadas três comunidades principais que concentrarão o recolhimento: Paraju, Campinho e Pedra Azul.

Todo o material será recolhido em parceria com a empresa ES Ambiental, especializada na logística e destinação correta de lixo eletrônico. A campanha começará por Paraju no dia 15 e a população poderá entregar seu lixo das 9h às 16h, na Escola Estadual Gisela Salloker Fayet.

Nos dias 20 e 21 será a vez dos moradores da Sede e comunidades vizinhas entregarem seu lixo eletrônico para recolhimento, das 8h às 17h, na Praça Dr. Arthur Gerhardt; e no dia 22 a campanha “E-Lixo” chega a Pedra Azul, das 9h às 16h, no posto de Atendimento da Prefeitura.

Materiais que serão aceitos:

Computadores, CPU’s, placa mãe, placas em geral, disco rígido (HD), CD, DVD, mouse, teclado, motores CRT, LCD, notebooks, pen drive, estabilizadores, no break, cabos, carregadores, conectores, fios, fontes, pilhas, aparelhos de DVD, ar condicionado, fax, vídeo game, impressora, copiadora, máquina fotográfica, centrais telefônicas, celular, modem e similares.

Materiais que NÃO serão aceitos:

Lâmpadas, cartuchos, toner, aparelhos de TV antigos (tubo de imagem) e baterias.

“E-Lixo – Mutirão de coleta de Lixo Eletrônico em Domingos Martins”
Paraju:
15 de março, das 9h às 16h, na Escola Estadual Gisela Salloker Fayet