E-Lixo: Meio Ambiente realiza mutirão de lixo eletrônico na quinta-feira (15) em Paraju

• Segunda, 12 Março 2018 15:20
  • Publicado em Meio Ambiente
Paraju vai sediar a campanha; moradores de comunidades vizinhas também podem participar Paraju vai sediar a campanha; moradores de comunidades vizinhas também podem participar

A campanha “E-Lixo - Mutirão de coleta de Lixo Eletrônico em Domingos Martins” vai começar nesta semana, em Paraju. Os trabalhos de recolhimento serão na quinta-feira (15), na Escola Estadual Gisela Salloker Fayet, das 9h às 16h.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e será realizada em três etapas. Para que toda a população possa descartar o seu lixo eletrônico foram determinadas três comunidades principais que concentrarão o recolhimento. Além de Paraju, Campinho e Pedra Azul também terão dias de coleta.

Os materiais eletrônicos possuem metais pesados altamente tóxicos, como o mercúrio, cobre e chumbo, entre outros. Se forem queimados poluem o ar, representando risco à saúde dos coletores de lixo que os manipulam e, em contato com o solo podem poluir o lençol freático, além das plantas, animais e a saúde humana. Com a coleta desses materiais o envio de lixo ao aterro sanitário também é reduzido.

Todo o material será recolhido em parceria com a empresa ES Ambiental, especializada na logística e destinação correta de lixo eletrônico. Depois de Paraju, será a vez dos moradores da Sede e comunidades vizinhas entregarem seu lixo eletrônico para recolhimento nos dias 20 e 21, das 8h às 17h, na Praça Dr. Arthur Gerhardt. Já no dia 22 a campanha “E-Lixo” chega a Pedra Azul, das 9h às 16h, no posto de Atendimento da Prefeitura.

Materiais que serão aceitos:

Computadores, CPU’s, placa mãe, placas em geral, disco rígido (HD), CD, DVD, mouse, teclado, motores CRT, LCD, notebooks, pen drive, estabilizadores, no break, cabos, carregadores, conectores, fios, fontes, pilhas, aparelhos de DVD, ar condicionado, fax, vídeo game, impressora, copiadora, máquina fotográfica, centrais telefônicas, celular, modem e similares.

Materiais que NÃO serão aceitos:

Lâmpadas, cartuchos, toner, aparelhos de TV antigos (tubo de imagem) e baterias.

“E-Lixo – Mutirão de coleta de Lixo Eletrônico em Domingos Martins”
Paraju:
15 de março, das 9h às 16h, na Escola Estadual Gisela Salloker Fayet