Ainda temos mais uma semana de programação no Festival de Inverno

O XXV Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins conta ainda com mais sete dias de programação nas ruas da cidade. De hoje (16) até o próximo domingo (22), serão mais dezenas de apresentações no palco principal, Praça de Alimentação, Palco Livre da Rua de Lazer e coreto da praça central.

Dentre os destaques, alunos e professores de dois dos mais importantes projetos de ensino musical do Estado abrirão a segunda semana de festividades. A partir desta segunda (16), o público vai poder conferir o talento de grupos da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames), de Vitória, e da Escola de Música “Helena Gerhardt Brickwedde”, da cidade sede do Festival.

Inspirada em um subgênero do jazz, a banda Diexiland (Fames) se apresentará às 18h de segunda-feira, no coreto da Praça. Na sequência, às 20h, o Coro Jovem da Escola de Música martinense sobe ao palco principal. Na mesma noite, às 21h, ainda vai ter prata da casa na Praça de Alimentação com a Orquestra e Sexteto da Escola Helena Brickwedde.

Outra oportunidade de ver os músicos brilharem será na quarta-feira (18). A Orquestra Sinfônica da Fames se apresenta às 18h no Palco Principal. Às 20h, no coreto, quem comanda a noite é a Big Band da Escola de Música de Domingos Martins.

A semana também marca o início de algumas oficinas musicais. Instrumentistas que fazem sucesso em todo o mundo estarão em Domingos Martins para ensinar centenas de alunos de todas as regiões do Brasil. Nomes como Ivo Meirelles (percussão), Carlos Bala (bateria), Arthur Maia (contrabaixo) e o americano Kliff Korman (piano) vão ministrar aulas durante a semana.

O primeiro final de semana do Festival de Inverno teve música boa e momentos memoráveis na história do evento. Na sexta (13) destaque para as apresentações do Clube Big Beatles e a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Mais tarde, Gustavo Macacko e Gabriel O Pensador levaram para o palco principal uma parceria musical de sucesso e pré lançaram a música "Passaporte para a Fé", uma homenagem ao músico capixaba Alexandre Lima. No sábado, a programação começou com a audição dos alunos da oficina de Prática de Metais, realizada em Melgaço. Outras apresentações foram No Seu Abracinho, Camerata Jovem Vale Música, Palco Livre, Banda Júnior da PM, Coral do Tribunal de Contas do Estado e Grupo de Danças Bergfreunde de Campinho. A banda Moxuara brindou um público de diferentes idades com clássicos regionalistas entoados em coro pelo público.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Na Praça de Alimentação, a tônica foi o rock dos anos 1980. A banda Duets, do Espírito Santo, apresentou um repertório com Guns n’Roses, Oingo Boingo, Bon Jovi, entre outros expoentes daquela década e ainda contou com a participação de Sylvinho Blau Blau.

O cantor convidado mostrou fôlego no palco e agitou a plateia, que lotou o espaço. “Desde que anunciei nas redes sociais que viria a Domingos Martins, a repercussão de fãs e outros artistas foi muito boa, porque o Festival é muito conhecido e respeitado”, disse Sylvinho.

Os sucessos da “década que não acabou” se mantiveram no show seguinte, no palco principal. Jackson Lima encantou o público com hits de Michael Jackson, Tina Turner, dentre outros, e também arrancou aplausos com performances de Freddie Mercury e Andrea Bocelli.

No domingo , após a transmissão da final da Copa do Mundo, a programação da tarde seguiu repleta de atrações para o público no palco principal, na Praça de Alimentação e na Rua de Lazer. Rogerinho do Cavaco iniciou a despedida do primeiro fim de semana oficial do evento, na Praça de Alimentação. Em seguida, a banda Kalifa agitou o coreto da praça central de Campinho.

Na sequência, apresentações da Banda Sinfônica Vale Música e Vale Música Jazz, ambas no palco principal. Na Rua de Lazer, rolou o encontro entre Robertinho Silva e Bruno Venturim. O fechamento da noite foi com a capixaba Mariana Coelho, destaque no programa The Voice Brasil, na Praça de Alimentação.

O Festival

O evento segue até o próximo fim de semana. Este ano, são mais de 100 atrações musicais na programação. Reconhecido como o principal evento do gênero no Espírito Santo e um dos mais importantes no País, o festival vai reunir apresentações clássicas e populares, com destaque também para o cenário musical do Espírito Santo. São esperadas 70 mil pessoas em 14 dias de programação.

O XXV Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins tem a realização e a organização da Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. Patrocínio prata do Sebrae e apoio da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Elonline, Associação Cultural Recreativa e Social Flores da Terra (ACRSFT), Cervejaria Barba Ruiva, Land Vitória e Condomínio Espelho D’Água.

16/07 (Segunda-Feira)
18h às 22h:
Palco Livre  - Rua de Lazer (Jazz e Elas, às 19h30 e Aventurina, às 21h)
18h: Dixieland – FAMES – Praça de Alimentação
20h: Coro Jovem da Escola de Música “Helena Gerhardt Brickwedde” – Coreto
21h: Orquestra e Sexteto da Escola de Música “Helena Gerhardt Brickwedde” – Praça de Alimentação
22h: Diego Lyra com a participação do Musical Hair - Palco Principal

17/07 (Terça-Feira)
Palco Livre - Rua de Lazer
19h: Palestra "Edu Martins Aprendendo a Compor", com a participação do maestro Eduardo Lucas - Auditório EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth
19h: Coro Curumins – FAMES - Palco Principal
20h: Show Edelweiss – Coreto