Nota de Esclarecimento sobre os PEVs adquiridos pela Prefeitura de Domingos Martins

• Sábado, 23 Maio 2020 11:31
  • Publicado em Obras

Diante das dúvidas que surgiram a partir da divulgação dos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) que foram adquiridos pela Prefeitura de Domingos Martins, a Comissão de Acompanhamento do TCA (Termo de Compromisso Ambiental) esclarece que as reuniões sobre o modelo de PEV que será implantado no município começaram em 2017.

O modelo escolhido pela equipe da Prefeitura foi aprovado em 2019. O projeto final do mesmo é resultado de estudos sobre os modelos existentes no mercado e também sobre os que já foram desenvolvidos em outros municípios. O setor de arquitetura da prefeitura adaptou esses modelos pensando no que seria mais adequado para a realidade dos moradores de Domingos Martins.

Exemplo dessas adaptações é o aumento da profundidade (para facilitar a logística de coleta) e a implantação de apoio lateral exclusivo para vidros, minimizando os riscos para coletores de lixo. Os PEVs são feitos de chapas metálicas galvanizadas com pintura automotiva que apresenta mais durabilidade, evitando ferrugem e sendo mais resistente as mudanças climáticas.

Além disso, o modelo adquirido é cerca de um terço mais barato do que outros tipos pesquisados. Cada estrutura terá adesivos que orientam a população sobre os materiais a serem colocados. Os sete PEVs serão instalados em Soído, Santa Isabel, Centro e Pedra Azul e são exclusivamente para lixo seco.

A Comissão esclarece ainda que é formada por servidores de diferentes secretarias justamente para que as reuniões tivessem pontos de vista diferentes. A Comissão sempre teve como principal objetivo desenvolver e escolher a melhor opção possível para a população martinense pensando no bom uso do orçamento municipal.

(1 Voto)
  • Última modificação em Quinta, 28 Maio 2020 15:00