Portuguese English German Italian Spanish
Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Domingos Martins
Tel.: (27) 3268-1166 / 9 9971-6498

Sexta, 19 Janeiro 2018 15:15

Para quem escolhe curtir o Carnaval no ritmo mais tranqüilo e familiar, a opção certa é Domingos Martins. A cidade realiza entre os dias 10 e 13 de fevereiro a folia das tradicionais marchinhas carnavalescas com “A Furiosa”, como é chamado o Grupo Cultural Martinense durante a festa do Momo.

Durante os quatro dias de festa, o cortejo musical pela Avenida Presidente Vargas será das 20 horas até a meia noite. Para a criançada a programação também está garantida com matinê com o músico Eden Schwambach no domingo (11) e na terça-feira (13).  

Programe-se!
Carnaval 2018
Data: 10 a 13 de Fevereiro
20h à 00h: Grupo Cultural Martinense – Av. Presidente Vargas
Matinê
Data: 11 e 13 de Fevereiro
18h às 20h: Eden Schwambach – Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt

 

Sexta, 19 Janeiro 2018 14:00

O prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (19) com o deputado estadual Esmael Almeida, e o vereador Gerson Canal. Na pauta, a confirmação de ações que promoverão melhorias para a região de Aracê.

Por meio de parceria com o Governo do Estado e com o Poder Legislativo estadual, a prefeitura vai construir uma nova ponte sobre o Rio Jucu, que liga as comunidades de São Rafael e Tijuco Preto. A atual estrutura, de madeira, será substituída por outra de concreto.

“Nós vamos providenciar as cabeças da ponte e o governo estadual vai custear as vigas. A obra já está sendo licitada e logo os trabalhos devem começar. A coordenação será da Secretaria de Interior e Transporte”, explicou o prefeito Wanzete.

Também durante a reunião ficaram firmadas mais duas parcerias entre a Prefeitura, Governo do Estado e Poderes Legislativos estadual e municipal para a viabilização de pavimentação asfáltica do “Morro dos Bickel”, na região de São Rafael, por meio do Programa Caminhos do Campo; e para pavimentação, com PAV’s, da vila de São Rafael.

“Nos dois casos são aproximadamente mil metros de pavimentação. Vamos unir esforços para captar recursos e realizar mais essas obras, melhorando o nosso interior e dando melhores condições para o povo do campo”, adiantou o prefeito.

Pedra Azul e material esportivo

Melhorias também para o esporte. A Prefeitura e Câmara Municipal estão em busca ainda de melhorias para o campo de futebol de Pedra Azul, com a instalação de iluminação em toda a área. “Assim vamos poder promover competições e atividades não só durante o dia, mas à noite também”, avaliou o vereador Gerson Canal.

O Município também deve receber em breve materiais esportivos, entre eles, uniformes, troféus e medalhas por meio de emenda parlamentar.

Sexta, 19 Janeiro 2018 12:36

Além de muita música, dança e cultura alemã, a 29ª Sommerfest – Festival da Imigração Alemã tem também opção para os amantes do esporte. No sábado (27) de manhã rola o Pedal do Chucrute, um passeio ciclístico divertido e exigente, para reunir amigos e ser solidário com instituições locais.

A organização é do grupo Mountain Bike Club Cidade do Verde (MTBCCV) e do Rotary Club de Domingos Martins. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal, do Pedal das Lindas e da Top Sport.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet até o dia 24, no site https://www.sympla.com.br/pedal-do-chucrute__230449, com taxa única de R$ 20, mais doação de dois quilos de alimento não perecível a ser repassado para entidades filantrópicas do município.

O pedal terá dois percursos, o “Bruto”, com 60 quilômetros e o “Turismo”, com 40 quilômetros. Pelo caminho, paisagens de tirar o fôlego! A saída será às 8 horas, da Praça Dr. Arthur Gerhardt, mas os participantes devem estar no local às 7h30.

Mais informações: http://bit.ly/2rmn4A6 

Quinta, 18 Janeiro 2018 13:09

O dia 20 de janeiro marca um importante momento de nossa história. Há exatamente 123 anos, católicos e luteranos relembram nesta data o grande surto de febre amarela que levou à morte centenas de imigrantes e seus descendentes em Domingos Martins. Segundo registros, nesta data, em 1895 foram realizados os últimos sepultamentos de vítimas da doença. Desde 1972, a data é considerada feriado municipal, instituído pela Lei n° 531/72.

No século 19, um grande surto de febre amarela levou à morte centenas de imigrantes e seus descendentes aqui no município. A doença chegou ao Brasil no século 17 em navios que vinham da África. Os primeiros casos datam de 1685, no Recife, e de 1692, na cidade de Salvador.

Durante o século 18 não foram relatados casos dessa doença no Brasil. Mas novos casos foram registrados no século seguinte, na forma de uma grande epidemia, que atingiu quase todo o país. O número de vítimas aumentou entre 1880 e 1889, quando foram registrados 9.376 casos*. A doença chegou ao Espírito Santo e, em Domingos Martins, não foi diferente.

Nessa época, houve dias de acontecer até cinco sepultamentos na cidade, deixando as famílias martinenses desesperadas. Foi quando católicos e luteranos se reuniram para um dia de penitência e ficaram durante todo o dia em jejum e oração: os luteranos na igreja de Campinho e os católicos em Santa Isabel.

Conta a história que a fé dos imigrantes foi tão grande que os últimos sepultamentos aconteceram no dia 20 de janeiro de 1895. A partir dessa data, católicos e luteranos consagraram a data como Dia da Penitência, instituído anos depois como feriado municipal.

*Dado do livro “A História da Saúde Pública no Brasil, de Cláudio Bertolli Filho. 

Quinta, 18 Janeiro 2018 10:54

As atividades do ano letivo 2018 começam no próximo dia 5 para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Domingos Martins. Mais de seis mil voltam às salas de aula nas unidades de Educação Infantil, Fundamental, Médio e de Jovens e Adultos para mais um ciclo de aprendizado.

Já os profissionais que atuam na rede de ensino (professores, pedagogos, secretários escolares, auxiliares e serventes) retornaram ao trabalho no início do mês, na preparação das escolas e do planejamento escolar deste ano. 

Domingos Martins possui atualmente 49 escolas, sendo 16 de Ensino Fundamental (Emef), uma de Ensino Fundamental e Médio (Emefm), uma Escola Família Agrícola (Efa), 12 unidades unidocentes (Emuef), 11 pluridocentes (Empef) e nove de Educação Infantil (Cmei).

Mais informações:
Secretaria de Educação e Esportes: (27) 3268-1806

Quarta, 17 Janeiro 2018 14:16

O Bauernmalerei, arte tipicamente germânica resgatada e produzida por artesãos martinenses, é agora Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Domingos Martins, por meio da Lei Municipal nº 2.826/2017.

A arte teve origem entre os camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça nos séculos XVII e XVIII e chegou ao Brasil, por meio dos imigrantes alemães, que encontraram uma forma alegre e de baixo custo para decorar as suas casas. É característica do Bauernmalerei a utilização de cores alegres, pinceladas ensaiadas (C, S e vírgulas), feitas com pincéis redondos, com cargas duplas ou cargas cheias, retratando principalmente elementos do campo, como flores e pássaros.

“Vejo que a lei serve para dar notoriedade ao trabalho desenvolvido por nós, no que diz respeito a sua introdução e divulgação, além do respaldo jurídico que a classe necessita. Reforça ainda mais a importância da valorização da produção artesanal no município e abre caminho para que os artesãos que empregam o uso da técnica se beneficiem dos direitos que ela assegura”, avalia o artesão e expositor do Espaço Bauernmalerei, Osmério Deolindo.

Importante ferramenta para preservação dos traços e valores culturais, o artesanato é uma identificação cultural que representa um povo e Domingos Martins é pioneiro no trabalho para o fortalecimento da arte Bauernmalerei. Os trabalhos para o resgate desta arte tiveram início em 2012, no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Campinho.

Após pesquisas teóricas e capacitação de artesãos, o Bauernmalerei ganhou força e se consolidou definitivamente como o artesanato típico martinense. Em 2016, foi reconhecido pela Agência das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) como artesanato oficial de Domingos Martins.

Também em 2016 a Prefeitura de Domingos Martins disponibilizou um espaço para que os artistas martinenses pudessem ter um local onde expor e comercializar suas criações. Desde então, o Espaço Bauernmalerei se tornou ponto certo para turistas.

O local é anexo à Casa da Cultura e reúne centenas de peças que trazem muitas cores e elementos do campo, como flores e pássaros. São chaveiros, quadros, sousplat, bandejas, oratórios, quadros, vasos, garrafas, entre muitos outros artigos de decoração. O espaço fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Quarta, 17 Janeiro 2018 10:58

Domingos Martins está entre os dez municípios capixabas a apresentar o Portal da Transparência mais completo, de acordo com auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) no segundo semestre de 2017 e divulgada no mês passado.

Agora o município ocupa o décimo lugar entre as prefeituras capixabas mais transparentes, cumprindo 85,2% dos requisitos exigidos pelo TCE-ES. O município saltou 13 posições no ranking geral do Estado desde a última auditoria, realizada em 2015, quando ocupava a 23ª posição, com índice de 48,8% de atendimento às exigências do órgão estadual. 

A auditoria, realizada entre agosto e novembro de 2017, teve o objetivo de monitorar as determinações e recomendações expedidas após a fiscalização de 2015 sobre o mesmo tema, fomentar a ampliação da transparência e avaliar se a Lei de Acesso à Informação está sendo observada, ou seja, se o direito fundamental de acesso à informação está sendo assegurado de fato.

Ao todo, foram avaliados 246 itens relacionados aos tipos de informação relacionada a despesas, pessoal, licitações e contratos, gestão fiscal, patrimônio, aspectos gerais, transferências e receitas.

Mais sobre o Portal da Transparência

O Portal da Transparência é uma ferramenta on-line que permite a consulta de informações relacionadas a compras e despesas com pessoal, previsão orçamentária e aplicação dos recursos financeiros da Prefeitura. O portal pode ser acessado pelo link: https://domingosmartins-es.portaltp.com.br/ e é constantemente atualizado pela municipalidade.

Por meio do portal, o cidadão pode acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado em compras, contratos, licitações e despesas, em uma plataforma simples e clara. Por lei, os órgãos públicos devem prestar contas à população e publicar suas contas em local visível e de fácil acesso para todos os cidadãos. A prefeitura como instrumento de cidadania, estimula a sua participação, disponibilizando informações no Portal da Transparência. Acesse!

Terça, 16 Janeiro 2018 09:20

Os visitantes que têm interesse em realizar as trilhas do Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, a partir deste mês devem agendar seus passeios. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), gestora do parque, modificou o sistema de visitas com o objetivo de garantir a conservação e a proteção do local.  

Agora, o limite máximo diário de visitantes é de 160 pessoas, divididas por horários. Os agendamentos começam a ser feitos como uma forma de organização da visitação, uma vez que o grande número de pessoas nas trilhas prejudica a conservação e proteção da Unidade de Conservação.

“É importante que o visitante reconheça o valor ambiental do Parque e encerre sua visita disposto a cooperar para a conservação do ecossistema. O agendamento permite que mais pessoas visitem as trilhas com um atendimento melhor e organizado", explica a gestora do parque, Daniela Nicioli.

O agendamento deve ser feito pelo site www.iema.es.gov.br/pepaz em um formulário próprio para cada tipo de visita: turista (e grupo de turistas de no máximo 15 pessoas), escalador (e grupo de máximo 7 pessoas), escola (grupo escolar em período letivo). Após o preenchimento no site o visitante aguarda o recebimento de email confirmando a visita.

Telefone para informações: (27) 3248-1156 

*Com informações do Iema

Sexta, 12 Janeiro 2018 12:46

A Secretaria de Cultura e Turismo de Domingos Martins divulga nesta sexta-feira (12) a programação oficial da vigésima nona edição da Sommerfest – Festival da Imigração Alemã. A festa que acontece nos dias 25, 26, 27 e 28 deste mês em Campinho vai reunir muita dança folclórica, música típica, concursos e Desfile Cultural.

Para este ano, a Prefeitura decidiu reformatar toda a programação do evento, adotando novos horários para início e término das atividades, e priorizando ainda mais as atrações culturais. A maior parte da programação será composta por atrações locais e regionais e será realizada durante o dia. À noite as atividades serão encerrados à 00 hora.  As atrações de música e dança serão apresentadas no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt e na Rua de Lazer, não haverá palco principal nesta edição. 

O evento será iniciado na quinta (25), às 19h, com um Cortejo Cultural pelas ruas da cidade com a Banda Fritz Freunde. Logo em seguida, acontece a abertura oficial e a as escolha da Rainha e Princesas da XXIX Sommerfest – Festival da Imigração Alemã. Às 21h30 o Grupo de Danças Folclóricas Bergfreunde de Campinho se apresenta no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt e a Banda Fritz Freunde fecha a programação da noite, às 22h30.

Na sexta (26), destaque para o início do divertido Concurso do Lenhador, na Vila Cultural Alemã (em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt), às 18h. A Banda Fröhlich e o Grupo de Danças Folclóricas Blumen der Erde de Soído desfilam pela cidade em mais um Cortejo Cultural, a partir das 19h30.

Concurso Lenhador 4 Leia do Acordeon 15 Banda Frohlich 8
Concurso do Lenhador, Leia do Acordeon e Banda Fröhlich: algumas das atrações da sexta-feira (26)

A programação segue com Leia do Acordeon, às 20h; Grupo de Danças Folclóricas Blumen der Erde de Soído, às 21h e a Banda Banda Fröhlich, às 22h. O terceiro dia (27) de festa terá programação intensa durante todo o dia, começando às 8h com o Pedal do Chucrute. A manhã também marca a realização de duas das mais importantes celebrações culturais da Sommerfest: a Celebração Ecumênica no Marco da Colonização Alemã – BR 262, Biriricas, às 9h, e a Homenagem ao Imigrante Alemão - Praça Dr. Arthur Gerhardt, às 10h30.

Às 11 horas, a atração será especial para as crianças com o show infantil Kindergarten, com o músico martinense Eden Schwambach. As atividades seguem com apresentação de concertina, Concurso do Lenhador e grupos de danças folclóricas. Às 17 horas a vez do Desfile Cultural, principal atração do sábado. Mais de 300 pessoas devem participar do cortejo festivo, que neste ano além de contar a saga dos imigrantes, vai homenagear o Grupo de Danças Folclóricas Bergfreunde de Campinho.

Eden Schwambach Desfile Cultural Sommerfest 2017 126
pommernmekas Grupo Grünes Tal Marechal Floriano 26
Entre outras atrações do sábado (26) estão: Eden Schwambach, Desfile Cultural, PommerMekas e
o Grupo Grünes Tal

À noite, mais dança com diversos grupos folclóricos, apresentação com as meninas do Pommern Mekas se apresentam no coreto da praça. Destaque também para a encenação de um típico casamento pomerano, com direito ao ritual do quebra louças, e para o show de Schupplater com o Grupo de Danças Folclóricas Grünes Tal, uma apresentação composta só por integrantes masculinos. A Banda de Metais Pommerchor de Melgaço encerra a programação do sábado.

Grupo Rheinland São Bento 107 Grupo Pilger Der Hoffnung Cariacica 20
Pommerwegs 2 Os Tradicionais Pomeranos
Grupos de dança e as bandas Pommerweg's e Os Tradicionais Pomeranos se apresentam 
no domingo (28)

O domingo (28), último dia do Festival da Imigração Alemã começa com alvorada pelas ruas da cidade, às 9h. A programação segue durante todo o dia com diversas atrações: Pormmerweg’s de Melgaço e dos grupos de dança Kindertanz, Edelstein, Pilger der Hoffnung, Rheinlander, Banda Fröhlich, Concertina com Angelino Zaager, final do Concurso do Lenhador, Show do Alemão com Eden Schwambach e Os Tradicionais Pomeranos.

Vila Cultural Alemã

A Secretaria de Cultura e Turismo também prepara mais um atrativo para a Sommerfest 2018. Toda a área da Vila do Papai Noel, em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, será transformada na Vila Cultural Alemã. O local ganhará decoração temática e abrigará estandes para a comercialização de artesanatos, comidas e bebidas típicas e souvenirs, entre outros. A “Casa em estilo Enxaimel” será cedida para o Grupo de Danças Bergfreunde de Campinho também para comercialização de produtos.

Para entrar no clima, literalmente, o público poderá tirar fotos, com trajes, em um cenário temático antigo. A Vila Cultural Alemã também será o palco do divertido Concurso do Lenhador, onde são representados os costumes dos primeiros imigrantes na luta pelo sustento. O concurso elege os mais rápidos no corte de madeira com grupião e machado. Todos podem participar, avançam para a etapa final aqueles que cortarem a madeira em menos tempo.

Programação Oficial

25 de janeiro (Quinta-Feira)

19h:
Cortejo Cultural com a Banda Fritz Freunde (SMJ) -  Ruas da Cidade
19h30: Abertura Oficial da XXIX Sommerfest – Festival da Imigração Alemã - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
20h: Concurso da Rainha da XXIX Sommerfest – Festival da Imigração Alemã - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
21h30: Grupo de Danças Folclóricas Bergfreunde de Campinho - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
22h: Banda Fritz Freunde (SMJ) - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt

26 de janeiro (Sexta-Feira)
18h: 1ª Etapa do Concurso do Lenhador – Vila Cultural Alemã (em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt)
19h30: Cortejo Cultural com a Banda Fröhlich (DM) e o Grupo de  Danças Folclóricas Blumen der Erde de Soído - Ruas da Cidade 
20h: Leia do Acordeon (DM) - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
21h: Grupo de Danças Folclóricas Blumen der Erde de Soído - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
22h: Banda Fröhlich (DM) – Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt

27 de janeiro (Sábado)
8h: Pedal do Chucrute, com saída da Praça Dr. Arthur Gerhardt
9h: Celebração Ecumênica no Marco da Colonização Alemã – BR 262, Biriricas
10h30: Homenagem ao Imigrante Alemão - Praça Dr. Arthur Gerhardt
11h: Show Infantil Kindergarten com Eden Schwambach – Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
12h: Apresentação de Concertina com Angelino Zaager, de Melgaço (DM) - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
13h: 2ª Etapa do Concurso do Lenhador - Vila Cultural Alemã
14h: Grupo de Danças Folclóricas Pommerisch Von Minen (MG) – Rua de Lazer
15h: Apresentação de Concertina – Rua de Lazer
15h: Banda Os Germanos (SMJ) - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
17h: Desfile Cultural – Avenida Presidente Vargas
18h30: Grupo de Danças Folclóricas Bergfreunde de Campinho - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
19h: Grupo de Danças Folclóricas Hochlandtanz (SMJ) – Rua de Lazer
19h30: Grupo de Danças Folclóricas Fauhan (Vila Pavão) – Rua de Lazer
19h30: Banda Pommern Mekas (SMJ)- Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
20h: Grupo de Danças Folclóricas Os Pomeranos (SMJ)– Rua de Lazer
20h30: Grupo de Danças Folclóricas Grünes Tal (MF) – Rua de Lazer
21h: Grupo de Danças Folclóricas Pilger Der Hoffnung (Cariacica) – Rua de Lazer
21h30: Grupo de Danças Folclóricas Frau Karolin (Itarana) – Rua de Lazer
21h: Casamento Pomerano com o Grupo Fritz Tanz (SMJ) – Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
22h: Show de Schupplater com o Grupo de Danças Folclóricas Grünes Tal (MF) - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
22h30: Banda de Metais Pommerchor de Melgaço (DM)  - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt

 28 de janeiro (Domingo)
9h: Alvorada com o Grupo Cultural Martinense - Ruas da Cidade 
10h: Banda de Metais Pormmerweg’s de Melgaço (DM) - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
11h: Grupo de Danças Kindertanz (MF) - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
12h: Grupo de Danças Folclóricas Edelstein (Lajinha de Pancas) – Rua de Lazer
12h: Banda Fröhlich (DM) – Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
13h: Grupo de Danças Folclóricas Pilger der Hoffnung (Cariacica) – Rua de Lazer
14h: Grupo de Danças Folclóricas Rheinland (São Bento do Chapéu) - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt
14h: Apresentação de Concertina com Angelino Zaager, de Melgaço (DM) – Rua de Lazer
15h: Ação Solidária Beneficente da Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins – (FHASDOMAR) - coreto
15h30: Final do Concurso do Lenhador  - Vila Cultural Alemã
15h30:  Show do Alemão com Eden Schwambach – Rua de Lazer
16h30: Banda Os Tradicionais Pomeranos (DM) - Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt

*Programação sujeita a alterações 

Quinta, 11 Janeiro 2018 13:39

O início do ano será de obras em comunidades do interior de Domingos Martins. A Prefeitura está construindo novas pontes de concreto em substituição a antigas estruturas nas comunidades de Pedra Branca e no Galo, localizadas no distrito da Sede, em Goiabeiras, distrito de Ponto Alto, e Biriricas.

Em Pedra Branca os trabalhos já estão na etapa final. Após a instalação de novos pilares e cabeceiras de concreto, serão colocadas novas vigas nos próximos dias. Já na comunidade do Galo, as obras estão em andamento para a construção de cabeceiras e vigas novas. A área que liga a EMPEF Floriano Augusto Dittrich até a divisa de Santa Leopoldina está interditada.

Portanto, os moradores da região do Galo que utilizam a ponte para seguir até Campinho devem optar pela estrada da antiga Escola Dois Pinheiros, seguindo pela comunidade de Califórnia.

ponte pedra branca antes ponte pedra branca durante
Pedra Branca: vigas serão instaladas em breve

 

ponte goiabeiras antes ponte goiabeiras antes2
Ponte em Goiabeiras vai ganhar vigas e cabeceiras de concreto

De acordo com a Secretaria de Interior e Transporte, as obras nas pontes de Goiabeiras, em Ponto Alto, e Biriricas serão iniciadas após a conclusão dos trabalhos em andamento. “Terminando as duas primeiras, as equipes seguem para essas regiões”, explica o secretário da pasta, Ezio Fischer. As obras são custeadas com recursos próprios da Prefeitura e totalizam aproximadamente R$ 145 mil.

Página 1 de 128

Prefeitura Municipal de Domingos Martins

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro- CEP 29260-000
Expediente: 8h às 11h30 - 13h às 17h
Fone (27)3268-1344
Veja no Mapa

Links Úteis

portariastn contas-publicas
nfe issbancario

Previsão do Tempo

Muito Ensolarado

29°C

Muito Ensolarado

Umidade: 45%

Vento: 17.70 km/h