Portuguese English German Italian Spanish
Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Domingos Martins
Tel.: (27) 3268-1166 / 9 9971-6498

Sexta, 03 Dezembro 2021 13:37

A partir da próxima segunda-feira, 06 de dezembro, a estrada do Bambuzal, que fica na região do Vale da Estação em Santa Isabel, será interditada de segunda a sexta-feira para obras de melhorias na via. A estrada liga o Vale da Estação, em Santa Isabel, até a comunidade de Bom Jesus, no município de Marechal Floriano. 

De segunda a quinta-feira, a estrada ficará bloqueada por 24 horas. Já às sextas-feiras, a interdição será até às 16 horas. Aos sábados e domingos, a via será liberada. 

A obra que será executada no local, consiste no desmonte de rochas para o alargamento da estrada vicinal, visando maior segurança e melhor trafegabilidade para moradores e visitantes que passam pela via. A obra será realizada pela Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Interior e Transporte, contando com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Quinta, 02 Dezembro 2021 15:20

Oportunidade para quem precisar reforçar a sua proteção contra a Covid-19! A Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma manhã de vacinação -sem agendamento – para quem precisa tomar a 2ª dose e a dose de reforço contra a doença, no Centro do município. 

A vacinação acontecerá no Pavilhão da Igreja Luterana, que fica na Praça Dr. Arthur Gerhardt, de 8h às 12. Para participar, é necessário apresentar CPF, documento de identidade com foto, cartão de vacina (se tiver) e cartão do SUS (se tiver).Confira os grupos para cada tipo de vacina: 

2ª Dose:

Pessoas que tomaram a vacina Coronavac há 28 dias ou mais ou que tomaram as vacinas da Pfizer e Astrazeneca há 8 semanas (56 dias) ou mais.

Dose de Reforço:

Pessoas de 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 3 meses; e pessoas de 18 a 59 anos que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 5 meses.

 

Quinta, 02 Dezembro 2021 14:45

A Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, têm até o dia 10 de dezembro para realizarem a pesagem obrigatória de 2021. Quem não comparecer, poderá ter o benefício cancelado. 

Para realizar a pesagem, os beneficiados precisam ir até uma das Unidades de Saúde do Município, munidos do cartão do Bolsa Família.

Quinta, 02 Dezembro 2021 13:23

Nesta quinta-feira (02/12) o Prefeito Wanzete Krueger recebeu em seu gabinete os alunos do 3ºano da EMEF Córrego São Paulo, do distrito de Aracê.

07476edb cbe1 4e53 86d2 0bf7b43cb0e2 f233f6a3 6035 4684 8cfb e628177d6bf9

O passeio dos alunos faz parte do conteúdo escolar, já que o 3º ano está estudando o município de Domingos Martins e sua história. Alguns alunos sequer haviam visitado a Sede antes. A ação realizada com a escola contou com a ajuda de arrecadações da comunidade, que se mobilizaram para ajudar as crianças a conhecer a Sede do próprio município.

 Os alunos ainda ganharam chocolate de presente do Prefeito, que contou um pouco sobre o seu trabalho e como é o dia a dia ali naquela sala. O passeio continuou pela cidade acompanhado pelas professoras Valdineia Mazocco, Patrícia Nalli e a pedagoga Jaciane Erlacher Pizzol.

3bf207de 6cec 4e3e a78a ea4f19cea9eb 8a8fec97 fd1e 4775 8e84 aca114c33d6c

 Quando perguntados se alguém quereria ser prefeito um dia, dois corajosos tiveram a oportunidade de se sentar na cadeira do prefeito e sentir um pouco da experiência.

892a7624 d686 4905 b691 0eca0efe3b5b 0dcb9ca1 6817 4825 8a2e c4b3eed6d705

 

Sexta, 26 Novembro 2021 14:18

O susto com os casos recentes de esporotricose subindo no município geraram dúvida e medo sobre a doença entre a população. Por isso, vamos compreender mais sobre o que é, e o mais importante, que é uma doença com tratamento e cura para os animais, além de que raramente contraída por humanos, sendo mais comuns em gatos.

O que é a esporotricose?

É uma micose subcutânea, causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que aproveita de feridas já abertas ou adentra o corpo por espinhos e outros objetos penetrantes. Por conta de sua forma de transmissão, torna-se mais comuns em felinos pela afinidade com esse ambiente, onde costumam cavar ou arranhar madeira e cascas de árvores, podendo assim contrair a doença.

Sintomas

O principal sintoma que pode ser identificado são as feridas que surgem na pele, principalmente na face, rabo e pernas. Essas erupções cutâneas podem apresentar secreção. Quando disseminada, o felino pode apresentar apatia, anorexia e dificuldade respiratórias.

A esporotricose em cães geralmente são apenas cutâneas, além de progredir mais lentamente.

Tratamento

A esporotricose tem cura!

Ao identificar qualquer sintoma em um animal, deve-se levá-lo imediatamente ao veterinário para examiná-lo. Em caso de confirmação do diagnóstico médico, é preciso seguir as instruções de acordo com o estado do animal e gravidade da situação, algo que apenas o veterinário será capaz de avaliar.

É muito importante que não administre nenhum medicamento sem orientação.

Em caso de suspeitas e de ter mais de um animal em casa, evite o contato entre o pet com suspeita e os outros.

Prevenção

Como os casos mais comuns e perigosos são em felinos, o recomendado é não permitir que o animal saia para rua. Proteja sua casa com telas para a segurança do bichano.

Use luvas para tocar no animal caso esteja infectado e lave bem as mãos.

Levar o animal regularmente no veterinário é importante para manter o pet saudável.

Esporotricose em humanos

A doença é uma zoonose, ou seja, pode acometer humanos e animais. Apesar disso, a doença é bem menos agressiva e perigosa para as pessoas.

Abandono é crime

Nosso município está tendo picos de casos em algumas regiões. É importante lembrar que abandono de animais é crime, assim como maus tratos. Não abandone seus animais ou os deixe sozinhos pelas ruas. Isso pode causar a disseminação da doença. 

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98.  Acione a polícia caso testemunhe algum comportamento nocivo aos animais!

 

Sexta, 26 Novembro 2021 08:14

O prefeito Wanzete Kruger e o vice-prefeito Fábio Anselmo Trarbach, foram recebidos nesta quarta-feira (24) pela procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, na sede do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), para apresentarem a intenção da gestão municipal em desenvolver o projeto de construção de um novo centro administrativo na cidade.

A intenção é que o novo espaço abrigue a prefeitura e as sedes municipais do MPES, do Judiciário e da Defensoria Pública. Unificando todos os poderes em um só lugar, a proposta busca melhorar o atendimento à população e a mobilidade urbana no Centro do Município. Outra intenção da prefeitura é que o novo centro administrativo, abrigue um amplo estacionamento.

A proposta é que o novo centro administrativo seja construído onde está localizado o estádio de futebol, em Campinho, que atualmente abriga os jogos do Sport Club Campinho. A equipe terá a sua nova Sede localizada no Estádio do Complexo Esportivo e de Lazer que deve ser construído em um terreno que fica na estrada do Galo, há aproximadamente 3 quilômetros do Centro. Esse projeto da Prefeitura já está na fase de levantamento topográfico.

Como a atual sede da Promotoria de Justiça de Domingos Martins funciona em um imóvel alugado, a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, disse que vê com bons olhos a iniciativa da municipalidade, já que possibilitará um espaço mais adequado para a atuação da instituição, com melhor atendimento à população, e a potencialização do turismo na região e reorganização do espaço urbano da cidade.

Além de Luciana Andrade, pelo MPES, estiveram presentes o secretário-geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; o gerente-geral do MPES, Lidson Fausto da Silva; e os promotores de Justiça de Domingos Martins Evaldo Teixeira e Noranei Ingle.

Pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) participaram a juíza e diretora do fórum da comarca, Mônica da Silva Martins, e o secretário-geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque. A chefe de gabinete Samyla Gomes Medeiros Soares Belchior representou a Defensoria Pública.

Além do prefeito e do vice-prefeito, o secretário interino de Obras e Serviços Urbanos de Domingos Martins, Michel Meyer Miertschink, e o procurador-geral do município, Vilmar Tagarro Junior, estiveram na reunião.

Quinta, 25 Novembro 2021 09:09

O município de Domingos Martins foi um dos que se destacaram na 1ª edição do Prêmio “Escola que Colabora”, do Governo do Estado. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aracê e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Gisela Saloker Fayet de Paraju, ficaram entre as 50 melhores do Estado. 

A premiação foi realizada nesta quarta-feira (24). O prêmio foi concedido para 50 escolas da Rede Pública de Ensino Estadual ou municipal, que apresentaram as maiores médias no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), calculadas com base no Índice de Resultado da Escola (IRE), nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A EEEFM Gisela Saloker Fayet e a EMEF Aracê ficaram em 6ª e 7ª posição respectivamente. 

O Governador Renato Casagrande e o Secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, realizaram a entrega dos prêmio. Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Wanzete Kruger, a secretária municipal de Educação e Esporte Adenilde Stein Silva, o promotor de Domingos Martins, Evaldo Teixeira, a diretora da EMEF Aracê Lidiane Uliana e outras autoridades. 

O objetivo do Prêmio Escola que Colabora é valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno; melhorar os indicadores educacionais (no Ensino Fundamental), que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e matemática; promover uma política de incentivo às escolas para melhorarem seus resultados de aprendizagem; bem como promover o apoio pedagógico e financeiro às escolas de Ensino Fundamental que apresentam os menores resultados de aprendizagem. 

As escolas premiadas receberão prêmio, em dinheiro, mediante depósito em conta específica do Conselho de Escola da unidade escolar, no montante de R$ 70 mil, dividido em duas parcelas, sendo a primeira correspondente a 75%, e a segunda, correspondente a 25% do valor total. 

*Texto com informações do Governo do Estado.

Quarta, 24 Novembro 2021 14:21
Estamos tendo um aumento significativo no número de casos de esporotricose pelo município. Por isso pedimos atenção à população sobre as informações para identificar e evitar a doença.
A Esporotricose é uma zoonose, que é uma doença que pode ser passada de animais para animais e também de animais para seres humanos.
Os principais sintomas são feridas na pele e no focinho. Também pode-se observar alguns problemas respiratórios com espirros e secreção nasal.
Normalmente o tratamento é isolar o animar por alguns meses dentro de casa e cortar o contato com outros animais.
Aqui no município os casos têm aumentado nas localidades de Ponto Alto, Pedra Azul, Santa Isabel e Biricas. Em todos os casos identificados, foi relatado que os animais costumam passear sozinhos pela rua. Principalmente os gatos.
A recomendação é sempre deixar o animal em casa, seguro e longe de locais sujos e perigosos. No caso de passeios, sempre acompanhado dos donos.
Em caso de suspeita de esporotricose em seu gato ou cachorro, leve imediatamente à um médico veterinário. Use luvas para pegar o animal e logo em seguida lave as mãos com água e sabão.
Não abandone ou tenha medo do seu pet!
Em caso de óbito, não enterre em casa. Procure o canil municipal para o tratamento adequado.

 
Quarta, 24 Novembro 2021 13:32

Uma linda forma de fazer o bem! A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da equipe do Abrigo Institucional do município, “Pecinhas Para Unir”, iniciou a execução do projeto de apadrinhamento denominado “Um ato de amor”. 

Através do projeto, os interessados em se tornarem “padrinhos” e “madrinhas” voluntários, terão como função de proporcionar às crianças e adolescentes, em situação de acolhimento institucional em Domingos Martins, um ambiente de convivência familiar e comunitária para colaborar com o seu desenvolvimento em aspectos como o social, moral e educacional. 

Para elaborar o projeto, a equipe do Abrigo Institucional Pecinhas para Unir buscou experiências de outras localidades como, por exemplo, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Cariacica, referência no assunto. 

O público-alvo do projeto se trata de crianças e adolescentes a partir de 07 anos com possibilidades remotas ou nulas de retorno ao convívio familiar ou colocação em família substituta. 

Os interessados podem se inscrever nas seguintes modalidades de apadrinhamento: 

PADRINHO AFETIVO: é aquele que visita regularmente a criança ou o adolescente, buscando-o para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, proporcionando-lhe a promoção social e afetiva, revelando possibilidades de convivência familiar e social saudáveis que gerem experiências gratificantes; 

PADRINHO PRESTADOR DE SERVIÇO: consiste no profissional ou empresas que, se cadastrem para atender às crianças e aos adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade, apresentando um plano de atividades; 

PADRINHO PROVEDOR: é aquele que dá suporte material ou financeiro à criança ou ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, vestuário, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva, idiomas ou contribuição financeira para alguma demanda específica da criança ou adolescente. 

Clique aqui para saber quais são os critérios para participar do projeto.

Terça, 23 Novembro 2021 09:22

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes vai abrir, a partir de quinta-feira (24), as inscrições para Remoção e Localização Provisória e Extensão de Carga horária e Substituição Temporária de professores da Rede Municipal de Ensino para atuação no ano letivo de 2022.

Os requisitos e documentos exigidos para participação estão disponíveis em dois Decretos Municipais. Confira os documentos abaixo:

Decreto Normativo n° 3.917/2021 – Clique aqui

Decreto Normativo n° 3.918/2021 – Clique aqui

Para acessar o link de inscrição, clique aqui

 

Página 1 de 241

Prefeitura Municipal de Domingos Martins

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro - CEP 29260-000
Expediente Administrativo: 8h às 12h00 - 13h às 17h
Horário Serviços de Saúde: 7h às 11h30 - 12h30 às 16h  

Fone (27) 3268-1239 - 3268-1124
Veja no Mapa

Links Úteis

portariastn contas-publicas
nfe issbancario