Domingos Martins promove Encontro de Grupos Folclóricos Germânicos no dia 28

Grupo Liebe Zum Tanz Grupo Liebe Zum Tanz Foto: Divulgação

Lorena Müller

Fortalecer a tradição das danças típicas alemãs e promover o intercâmbio cultural entre diversos grupos de vários estados do país. Com este propósito a Secretaria de Cultura e Turismo promove no próximo dia 28, em Campinho, a primeira edição do Encontro de Grupos Folclóricos Germânicos.

As atividades começam logo pela manhã com oficina de repasse de danças promovida e coordenada pelo Grupo Folclórico Alemão Liebe Zum Tanz, de São João do Oeste, Santa Catarina. Os integrantes ministrarão as aulas para os integrantes dos demais grupos participantes a partir das 8 horas, no Centro Cultural (antigo Hotel Imperador).

À noite, um grande encontro será realizado no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro de Campinho. “Teremos apresentações de diversos grupos folclóricos da região e dos alunos da oficina de dança, vai ser uma linda celebração da cultura germânica, todos estão convidados a participar”, adianta a coordenadora da Casa da Cultura, Dulciele Stein Suela.

Os grupos folclóricos interessados em participar do encontro ainda podem se inscrever na Casa da Cultura de Domingos Martins (veja contatos abaixo) até o dia 19, sendo permitida a participação de até quatro integrantes cada.

Ainda de acordo com a Casa da Cultura de Domingos Martins, já estão confirmadas as participações de grupos de Domingos Martins, Marechal Floriano, Vila Pavão, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Itueta, este último, de Minas Gerais.

Saiba mais sobre o grupo Liebe Zum Tanz

O Grupo Folclórico Alemão Liebe Zum Tanz (amor à dança) foi criado em 1992 na comunidade catarinense Linha de Macuco, inicialmente com 20 dançarinos. A primeira apresentação ocorreu no mês de maio do ano de 1993, na localidade de Macuco, numa promoção em homenagem ao dia das mães. Para a apresentação, os trajes foram improvisados e todos emprestados de demais grupos.

Mais tarde, consolidado, o grupo passou a participar ativamente de eventos culturais municipais e regionais. Participante dos encontros regionais de grupos de danças, festivais da canção alemã, gincanas culturais e intercâmbios interestaduais. Como parte integrante das programações anuais realizadas pelo grupo, está a organização da Deutsche Woche (Semana Alemã), umas das maiores festas de cunho cultural da região e festa destaque do município de São João do Oeste.

O grupo mantém na ativa quatro categorias distintas de dançarinos: a mirim com crianças até 5 anos; categoria infantil até 10 anos; categoria juvenil até 18 anos e a categoria adulta. Somados aos dançarinos, conta com uma equipe de apoio formada por pais e acompanhantes que incentivam e participam ativamente das atividades desenvolvidas. São mais de 100 pessoas, que formam juntos, o que o grupo autodenomina de “Família Liebe Zum Tanz”.

Acesse o site do grupo: www.tanz.art.br

Inscrições para o Encontro de Grupos Folclóricos Germânicos
Casa da Cultura de Domingos Martins