Comercialização de produtos é tema de reunião com empresários nesta quarta (19)

• Terça, 18 Novembro 2014 00:00
  • Publicado em Agricultura

Lorena Müller

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Domingos Martins promove amanhã (19) uma reunião com empresários e proprietários de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal. O encontro será no auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho, às 16 horas, e traz diversos temas na programação, entre eles a regularização e a fiscalização de agroindústrias, os perigos de contaminação e perspectivas do mercado consumidor.

A reunião com os empresários e comerciantes de Domingos Martins é mais uma iniciativa dentro do Programa de Combate à Clandestinidade e a Fraude Fiscal (PCCFE), voltado especificamente para regulamentação da produção e da comercialização de produtos de origem animal: carnes suína, bovina, aves, pequenos animais, peixe, leite, iogurte, embutidos, queijo, schimia, iogurte, manteiga, doces, mel e outros produtos de abelhas e ovos.

O programa é desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Ministério Público Estadual, Promotoria de Justiça da Comarca de Domingos Martins e Associação Comercial e Empresarial de Domingos Martins. “Estamos apresentando o projeto para toda a cadeia de produção, então tudo isso já foi repassado a produtores rurais, associações e entidades. Agora chegamos à apresentação para comercializadores e consumidores e fechamos o ciclo”, explica o coordenador do SIM, Adnilses Machado.

selo SIM

Produtos regularizados recebem o selo de qualidade

A implantação do Programa de Combate à Clandestinidade e a Fraude Fiscal (PCCFE) também é pré-requisito para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte, o SUSAF/ES, que autoriza a comercialização de produtos de Domingos Martins em todo o Espírito Santo.

Etapas

O desenvolvimento do programa é realizado em duas etapas. A primeira fase, de caráter informativo e educativo, já está em andamento com a série de reuniões com toda a cadeia produtiva. Já a segunda prevê a fiscalização dos locais de produção e estabelecimentos comerciais, que poderão resultar na apreensão e inutilização de produtos irregulares e na aplicação de sansões e penalidades ao infrator (advertência, multas, suspensão, interdição do estabelecimentos até o cancelamento de registros de acordo com a legislação vigente).

Serviço
Reunião do Serviço de Inspeção Municipal com empresários e comerciantes de Domingos Martins
Data: 19 de novembro
Local: Auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho