Sábado (22) tem Dia D de vacinação contra polio e sarampo

• Quinta, 20 Novembro 2014 00:00
  • Publicado em Saúde
Até agora 1.341 crianças já foram imunizadas contra a paralisia infantil Até agora 1.341 crianças já foram imunizadas contra a paralisia infantil

Lorena Müller

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins promove neste sábado (22) o segundo Dia D de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Seguindo o calendário determinado pelo Ministério da Saúde, todas as unidades de saúde do município estarão abertas especialmente para a campanha. O primeiro Dia D foi no dia 8.

Todas as crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas e pais (ou responsáveis) devem apresentar o Cartão de Vacina no ato do atendimento. A campanha segue até o dia 28 deste mês.

De acordo com a Coordenação de Imunização, até agora o município já atingiu 72,33% da meta determinada pelo Ministério da Saúde (95%) para a vacinação contra pólio, o que representa 1.341 doses aplicadas. A imunização contra o sarampo já chega a 69,11% de cobertura, o que representa 1.143 crianças protegidas contra a doença.

Saiba mais sobre a polio

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

A continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença e três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Sarampo

Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e com o fluxo de turismo e comércio entre os países o risco de contaminação se eleva.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Informações:
Coordenação Municipal de Imunização: (27) 3268-3254