I Seminário de Imigração Pomerana é realizado em Melgaço

O dia do Imigrante Pomerano no estado do Espírito Santo é comemorado em 28 de junho. Esta data foi instituída no calendário oficial do Estado pela Lei 9.258/2009 de autoria do Deputado Atayde Armani e sancionada pelo governador do Estado Paulo Hartung, no dia 28 de junho de 2009.

Para comemorar esta data, as escolas municipais Augusto Peter Berthold Pagung, Gustavo Guilherme João Plaster e a EMPEF Schwambach, realizaram no dia 27 de junho, em Melgaço, o I Seminário de Imigração Pomerana.

Durante o evento, os alunos se dividiram e organizaram apresentações culturais, exposições de utensílios e artesanatos que remetem à cultura, palestras sobre a imigração e compartilharam um delicioso café pomerano. O seminário teve o intuito de valorizar a cultura e a língua, que fazem parte da grade curricular da educação infantil e dos anos iniciais das escolas que estão inseridas nas comunidades com predominância pomerana.

Veja a galeria de fotos clicando aqui: http://bit.ly/2swNBLc

Saiba mais:

Em 1859 desembarcavam no Espírito Santo os primeiros imigrantes pomeranos formado por 27 famílias, no total de 117 passageiros, todos agricultores e luteranos. Partiram do porto de Hamburgo, na Alemanha, a bordo do navio Eleonor em fins do mês de abril de 1859. O transatlântico entrou no porto do Rio de Janeiro depois de dois meses de viagem. Após essa breve escala na capital do império, reembarcaram no navio São Matheus e, finalmente, no dia 28 de junho, desembarcavam no porto de Vitória.

(1 Voto)
  • Última modificação em Quinta, 17 Agosto 2017 10:56