Conferência da saúde define ações para os próximos quatro anos

• Sexta, 29 Setembro 2017 11:42
  • Publicado em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Domingos Martins realizaram no último dia 20, a 3ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde pública de qualidade e justiça social, para cuidar bem da população martinense”.

A conferência foi convocada pelo decreto Nº. 3094, de 21 de agosto de 2017 e teve seu regimento interno aprovado na 162ª reunião ordinária, realizada no dia 29 de agosto de 2017, pela resolução nº 136/2017.

As conferências de saúde são conquistas do povo brasileiro e constituem espaço democrático em que os municípios, os estados e a própria nação brasileira, por meio dos seus representantes, têm a oportunidade de se fazer ouvir sobre o SUS (Sistema Único de Saúde).

O evento objetivou impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS, garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde; bem como estabelecer mobilização e diálogos com a população acerca do direito à saúde e em defesa do SUS, fortalecendo o controle social.

Ainda teve por finalidade a aprovação das ações que subsidiarão a construção do plano municipal de saúde do período 2018-2021 da secretaria de saúde do município de Domingos Martins.

IMG 3033 IMG 3107

Durante o evento, a Drª Luiza de Castro Alvarenga ministrou a palestra com o tema “Minimizando incertezas; planejando o futuro”, onde destacou a  importância do atendimento humanizado, respeitando a individualidade e crenças da pessoa.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para estudo dos eixos de debates, onde foram aprovadas várias ações dentro de cada título.

Eixo I: Rede de atenção à saúde - acesso, qualidade e humanização centrada no cidadão;

Eixo II: Vigilância em saúde - promoção e proteção da saúde;

Eixo III: Regulação, controle social e instrumentos de controle, avaliação e monitoramento;

Eixo IV: Gestão, planejamento, financiamento do SUS e qualificação profissional.

• Última modificação em Quarta, 04 Outubro 2017 16:47

Fone (27)3268-1344