Programa Agrinho em mais uma edição em Domingos Martins

• Quarta, 04 Outubro 2017 16:34
  • Publicado em Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Domingos Martins através de 30 escolas do município está participando de mais uma edição do Programa Agrinho.

O Programa Agrinho é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/ES – em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo – que desenvolve ações educativas nas escolas, com alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação especial, visando o despertar da consciência e cidadania, com vistas à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento e construção do futuro de nossa nação. O projeto tem como publico alvo a população escolar, com idade entre 04 e 16 anos.

O programa ainda promove Concursos de Desenho, Produção Textual, Relato de Experiência Pedagógica e de Coordenação Municipal, com base no eixo: Saber e atuar para melhorar o mundo e em 2017 com o tema: Saúde.

Os trabalhos desenvolvidos por cada escola serão avaliados e uma comissão fará a seleção dos projetos que disputarão as premiações, atendendo as regras do concurso.

Vamos torcer para que os trabalhos das escolas de Domingos Martins sejam premiados.

Conheça algumas ações desenvolvidas

Sob a coordenação das professoras Lúcia Elena Sant’ Ana Waiandt e Rosinéa Maria de Freitas Padilha, alunos do 1º ao 4º ano da EMEF Eugênio Pinto Sant’Anna estão desenvolvendo a temática “Alimentação Saudável x Agrotóxicos”, que surgiu a partir de uma pesquisa realizada com as famílias dos estudantes, sendo assim, definida como uma necessidade da comunidade.

Para maior compreensão da relação entre alimentos saudáveis e o uso de agrotóxicos, os estudantes visitaram a Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu, que cultiva vegetais sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes, conheceram um pouco mais sobre o controle de pragas e a adubação, que são feitos naturalmente com caldas produzidas na própria escola.

IMG 20171002 WA0032   IMG 20171002 WA0034
 IMG 20171002 WA0040  IMG 20171002 WA0044

“Esse conhecimento é muito importante para que nossos estudantes coloquem em prática em suas propriedades o cultivo, o consumo e até quem sabe, o comércio de alimentos mais saudáveis”, destacou uma das coordenadoras.

A partir do tema proposto pelo Programa Agrinho, a EMUEF Califórnia, por sua vez, sentiu a necessidade de realizar ações voltadas para a não utilização do agrotóxico nas hortas caseiras das famílias dos estudantes, já que esse vem sendo um problema muito comum encontrado na região em que a escola está inserida. Nesse sentido, os alunos desenvolveram o tema de estudo “Alimentação: criando hábitos saudáveis”, com a orientação da professora Giselle Marques Mulinari. Como ponto de partida para o trabalho, os estudantes do 1º ao 5º ano realizaram uma visita à Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu para conhecer o trabalho que eles realizam com a horta orgânica e os produtos naturais que são utilizados para combater as pragas que nela houver. Após a visita, os estudantes colocaram em prática ações que vão favorecer a mudança de hábitos mais saudáveis não só na escola, mas também no seu cotidiano familiar como, por exemplo, a criação da horta vertical orgânica e a produção da calda de fumo. Os estudantes ainda estão cultivando a horta orgânica em suas casas, com o intuito de transformá-las em laboratório de estudo.

c c2 c3
  • Última modificação em Segunda, 09 Outubro 2017 10:59