Professora de Domingos Martins é premiada pela Rede Gazeta

• Terça, 25 Novembro 2014 00:00
  • Publicado em Educação

Monique Ferbek

A professora Katiane Maria Bello Dalgobbo, da EMEF Antônio Francisco Erlacher, da comunidade de Perobas, foi premiada em primeiro lugar no Programa “A Gazeta na Sala de Aula”.  Durante o ano ela desenvolveu com seus alunos atividades com o tema "Resgatando Valores Através da Comunicação".

Com isso, dos oito projetos apresentados na cerimônia de encerramento do projeto da Gazeta, o da professora martinense foi o mais votado pelo público presente, o que lhe conferiu a primeira colocação no “Concurso Mídias na Educação”.

O trabalho

Katiane 2As atividades da professora foram realizadas por meio de um projeto de resgate de valores, utilizando os meios de comunicação como apoio ao processo ensino-aprendizagem. “O desafio da escola com este trabalho é envolver crianças, jovens e adultos em atividades que proporcionam aprendizagens significativas e transformadoras do ambiente onde se vive, ampliando atitudes de respeito e bem-estar’, explica a educadora.

Leitura crítica de textos jornalísticos, sessão de vídeos, produção de poemas, paródias, debates, releitura de imagens, palestras sobre valores, debates, teatro, entre outras ações, foram elaboradas pelos alunos como parte do projeto. “Nas atividades desenvolvidas, os meios de comunicação tornam-se importantes instrumentos de aprendizagem, pois proporcionam aos estudantes o contato com diferentes linguagens e formas de interação entre as pessoas, os modos de viver, as culturas, as diversas possibilidades de criar as coisas e ver o mundo”, acrescenta Katiane.

A médica Maria Hellen Loyola seu esposo e filhos participando na EMEF Antônio Francisco Erlacher do Dia da Família na escolaO fechamento do projeto aconteceu com o Dia da Família na Escola, com a presença da médica Maria Hellen Loyola, seu esposo e filhos. A professora e os estudantes mantiveram contato com a médica após realizarem um trabalho de leitura e produção a partir da matéria jornalística “Nada no Mundo pode impedir sua Felicidade" (A Gazeta, 20 de Abril de 2014). A matéria conta sobre a história de vida e superação da médica depois da paralisia infantil.

Como continuidade das ações, no dia 16 de setembro de 2014, estiveram presentes os pais, a comunidade, e os profissionais da escola que juntamente com os alunos realizaram várias apresentações destacando que nada no mundo pode impedir a felicidade, tema da matéria lida e interpretada por eles.

• Última modificação em Quinta, 27 Novembro 2014 11:34

Umidade: 77%