Oficinas da Páscoa começam hoje (13)

Para quem que aproveitar o período da Páscoa para caprichar na decoração de casa ou do trabalho, ou complementar a renda com a venda de artesanatos típicos da época, a dica é participar das Oficinas de Páscoa que serão promovidas neste mês pela Secretaria de Cultura e Turismo de Domingos Martins.

“Os cursos são gratuitos e têm o objetivo de manter as nossas tradições pascais. É mais uma das ações do projeto Vila de Páscoa deste ano, todos estão convidados a participar”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Rejane Entringer.

Na próxima terça (13) começa a oficina de Guirlandas de Ovos e Osterbaum (árvore da Páscoa), das 14h às 17h, na sede da secretaria. Serão três dias de trabalhos e os participantes devem providenciar os seguintes materiais: cascas de ovos lavadas, sobras de espumas, cola de silicone ou cola quente/pistola para cola quente, base para guirlanda (cipó, festão aramado, isopor, macarrão de piscina), pedaços de fitas ou rendas, flores artificiais ou desidratadas (pequenas).

9d1ae4c14c3123dc3fa3cebb9d1af5be images

Já entre os dias 20 e 22 de março serão realizados duas oficinas. O de Pintura em Casquinhas será das 14h às 17h e os participantes devem providenciar os materiais: Cascas de ovos vazias e lavadas, tinta PVA ou acrílica fosca, pincéis redondos (Condor referência 425) números 00 e 4 e pincéis chatos nº 10 e nº 12.

A segunda oficina, de Chaveiros em Feltro, será das 17h às 20h e a lista de materiais contém: retalhos em feltro de diversas cores, linha para bordar (novelo anchor perlé) branca ou amarelo bebê, acrilon ou manta acrílica para preenchimento, tesoura para tecido, agulha para costura à mão, refil e pistola de cola quente e retalho de fita de cetim nº 0.

Vila da Páscoa

Está chegando a hora de receber o Coelhinho da Páscoa em Domingos Martins. Amanhã (10), às 10h, a Secretaria de Cultura e Turismo inaugura oficialmente mais uma edição da Vila da Páscoa com muitos atrativos e programação especial de cursos e oficinas infantis até o dia 8 de abril.

Neste ano a Vila da Páscoa será ambientada na Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro de Campinho. O coreto será transformado na Casa do Coelho, com diversos cenários e painéis para fotografia. Outras áreas da praça, como o tanque de peixes e os canteiros, receberão decoração temática com coelhos, ovos de Páscoa e outros itens alusivos à época. Para a ornamentação dos canteiros, a Prefeitura conta com a parceria de empresários, comerciantes e entidades martinenses. Para completar, o Celeiro abrigará coelhinhos de verdade.

A Osterbaum, árvore típica alemã decorada com casquinhas de ovos, também estará presente na decoração. Um dos momentos mais esperados pelo público infantil, a tradicional Caça aos Ovos, será no domingo (1º de abril) de Páscoa pela manhã. Durante a brincadeira a criançada poderá procurar ovinhos recheados de balas na Vila da Páscoa.

Além de toda a decoração temática, a criançada terá programação especial com oficinas nos finais de semana: pintura de rosto, escultura em balão e confecção de orelhas de coelho, na Praça Dr. Arthur Gerhardt. Confira programação abaixo. A iniciativa é uma parceria com a Uni Duni.

Programe-se!
Oficinas da Páscoa
- Guirlandas de Ovos e Osterbaum: 13 a 15 de março, das 14h às 17h
- Pintura de Casquinhas: 20 a 22 de março, das 14h às 17h