Atenção professores! Inscrições abertas para formação continuada em Língua Italiana

• Segunda, 26 Março 2018 13:35
  • Publicado em Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte ofertará neste ano a formação continuada em Língua Italiana para professores que atuam na região de Aracê, distrito que concentra o maior número de descendentes italianos em Domingos Martins. A ação é uma parceria com a Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo (Alcies). As inscrições estão abertas até o dia 2 de abril, na sede da secretaria (veja mais detalhes abaixo).

Podem se inscrever professores da Rede Municipal ou Estadual de Educação ou profissionais que estejam atuando nas escolas municipais e que estejam cursando pedagogia ou algum outro curso de formação pedagógica.

A formação, totalmente gratuita, terá duração de dois anos e as aulas serão realizadas sempre às quartas-feiras na Escola Municipal Luiz Pianzola, localizada na comunidade Fazenda do Estado, das 17h30 às 19h30, com mais uma hora de atividade não presencial. Todo o material, assim como o professor, serão disponibilizados pela Alcies.

Para os professores que já atuam com aulas de italiano, a Alcies também disponibilizará uma pedagoga para realizar planejamentos mensais. “O objetivo é dar apoio pedagógico no que se refere ao ensino da língua nas escolas. Nestes encontros os professores dialogam sobre as suas dificuldades, buscam sugestões de atividades além de terem um momento para troca de experiência”, explica a secretária de Educação e Esportes, Adenilde Stein Silva.

O trabalho será acompanhado pelo Centro de Pesquisa e Formação dos Profissionais da Secretaria de Educação e Esportes e a coordenação da Alcies. A aula inaugural acontecerá no dia 4 de abril.

Mais sobre a Alcies

A ALCIES é uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo máximo é difundir e promover a Língua e a Cultura Italiana neste Estado, sob a égide do Artigo 636, do Decreto Legislativo italiano 297/94 (ex-Lei 153/71). Neste artigo, o Estado Italiano compromete-se a promover cursos de Língua e Cultura Italiana onde existam filhos e descendentes de italianos. Assim, o principal mantenedor da ALCIES é o Governo Italiano, através do Ministério das Relações Exteriores da Itália e do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro. (Fonte: Site da ALCIES)

Inscreva-se!
Formação continuada em Língua Italiana