Conheça o Documento Curricular da Educação Básica

• Quinta, 19 Abril 2018 10:15
  • Publicado em Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte dá um passo importante para o desenvolvimento e melhoria dos serviços prestados à comunidade estudantil com a elaboração do Documento Curricular da Educação Básica do município de Domingos Martins.

O documento é uma importante ferramenta para nortear e direcionar as políticas públicas a serem executadas pelo Poder Público e é resultado de um trabalho coletivo que envolveu além de profissionais a área, estudantes, familiares e a comunidade em geral.

As primeiras discussões para a elaboração do Documento Curricular da Educação Básica foram realizadas em 2007 com a intensificação dos debates sobre a Educação do Campo. Três anos depois esta temática foi inserida na Formação Continuada dos profissionais da Educação para todas as etapas de ensino (Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental).

Com o passar dos anos e da realização de diversos debates, diálogos e reflexões os professores da Rede Municipal de Ensino identificaram, indicaram a necessidade de revisão do currículo existente e sinalizavam que o mesmo contemplasse a cultura campesina.

Nos anos de 2014 e 2015 este documento foi produzido com a participação de todos os profissionais bem como das famílias, dos estudantes e da comunidade despertando um sentimento de pertença à escola e também às questões concensuadas durante a sua produção.

Em 2017, o Centro de Pesquisa e Formação e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Domingos Martins consideraram importante elaborar um diagnóstico para verificar quais seriam as questões teóricas do Documento Curricular que necessitavam ser aprofundadas e quais atividades poderiam ser realizadas na formação continuada que auxiliariam a prática da sala de aula.

O resultado deste diagnóstico indicava o aprofundamento dos estudos referente à perspectiva sócio-histórica-cultural, o Currículo e as práticas contextualizadas; a metodologia de mediação dialética, o professor intelectual transformador para a formação de sujeitos leitores e produtores de texto com consciência crítica e solicitavam a realização de formações específicas.

Diante da demanda, o Centro de Pesquisa e Formação e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte organizaram a formação do ano de 2017 contemplando todos os grupos, etapas de ensino e disciplinas (área de conhecimento), sendo elas: Diretores, Pedagogos, Educação Infantil, Auxiliares de Educação Infantil, professores que atuam em escolas multisseriadas, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), no 1º ao 3º ano, no 4º e 5º, em Língua Portuguesa, em Matemática, em História, em Geografia, em Arte, em Línguas (inglês, italiano, alemão, espanhol e pomerano), em Educação Física e em Ciências. Cada um constituiu-se como grupo de estudos tendo como ponto partida as reflexões sobre a prática concensuada no Documento Curricular.

Após toda a produção da obra, edição e finalização dos trabalhos, o Documento Curricular da Educação Básica de Domingos Martins está disponibilizado no site oficial do município. O internauta poderá acessar a versão completa e também os capítulos separadamente.

Clique aqui e conheça o Documento Curricular da Educação Básica na íntegra

(1 Voto)