Produtores de citros participam de Dia de Campo em Panelas

• Terça, 17 Abril 2018 13:33
  • Publicado em Agricultura

Os manejos da produção e o controle de pragas que atingem o cultivo de citros foram os principais destaques do Dia Especial de Citricultura realizado na última semana na comunidade de Panelas, em Domingos Martins. Dezenas de produtores deste tipo de fruta participaram das atividades no Sítio Santa Rosa.

De acordo com o IBGE, atualmente Domingos Martins ocupa local de destaque na produção comercial de citros, sendo o maior produtor de tangerina ponkan do Espírito Santo. A produção anual supera 15 mil toneladas, com área em produção de aproximadamente 510 hectares. Outros 100 hectares estão em formação.

dia especial citricultura 1 dia especial citricultura 2

Na programação do Dia Especial, palestra sobre o controle alternativo de pragas (mosca das frutas e mosca negra), ministrada pelo agente em Desenvolvimento Rural José Salazar Júnior. O tema foi escolhido diante da constante demanda que os nossos produtores rurais de citros de têm em buscar novas alternativas para controle de pragas e doenças. A mosca negra já foi identificada no município pela nossa equipe técnica, amostras foram coletadas e o material encaminhado a unidade do INCAPER”, pontua o secretário da pasta, Ademiro Dettmann.

Trata-se de uma praga que não existia em nosso município, de rápida proliferação. Quando encontra ambiente favorável, capaz de trazer grande prejuízo a produção comercial de citros como a tangerian ponkan, a laranja lima, a laranja bahia e a laranja pêra, entre outras”, explica o técnico municipal João Victor Santana.

O evento foi uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins.

“A equipe esta à disposição para prestar esclarecimentos sobre as pragas mencionadas e demais manejos técnicos necessários para o bom desenvolvimento e cultivo da cultura de citros em nosso município, bastando procurar a equipe técnica na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, localizada na antiga LBA ou entrar em contato pelo telefone (27) 3268-1814”, finaliza Dettmann.

(1 Voto)
  • Última modificação em Segunda, 23 Abril 2018 15:46