Erro ao carregar arquivo XML

Vacinação contra a gripe: Dia D é amanhã (12)

• Terça, 08 Maio 2018 16:14
  • Publicado em Saúde

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins segue com a campanha de vacinação contra a gripe em todas as 17 unidades de saúde do município, porém neste ano, a imunização tem sido realizada com pausas semanais devido à estratégia de distribuição das doses pelo Governo do Estado.

De acordo com a equipe técnica de imunização, as vacinas estão sendo enviadas em etapas não só para Domingos Martins, mas para todos os municípios do Espírito Santo. “Esta é uma determinação de nível estadual. Para nós serão enviadas, até o final da campanha, sete cotas de vacinas. Até agora recebemos quatro, elas chegam e são disponibilizadas para a população”, explica a referência técnica de Imunização, Iderlene Gütler.

Na última sexta-feira (4) a secretaria recebeu a última cota e novos lotes de vacinas estão previstos para chegarem nesta semana. “Estamos em contato com a Secretaria de Estado da Saúde e aguardando o envio de novas remessas, inclusive para o Dia D, no sábado”, adianta Iderlene.

Até o momento, Domingos Martins recebeu 5.990 doses das mais de nove mil previstas para o município na edição deste ano da campanha contra a gripe. Quase 36% da população dos grupos prioritários já foram vacinados. A meta estabelecida pelo Governo Federal é de 80% de imunização.

Dia D

No sábado (12), todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h para imunização. Grupos prioritários para vacinação: Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, grávidas em qualquer idade gestacional, trabalhadores de saúde que estejam atuando na área, puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto), idosos, portadores de doenças crônicas (com prescrição médica) e professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Fundamental, Médio e Superior.

“A vacinação anual contra a Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade de correntes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para vacinação. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir significativamente o número de hospitalização por pneumonia e a mortalidade global”, pontua Iderlene.

(1 Voto)
  • Última modificação em Sexta, 11 Maio 2018 11:10