Inaugurado o Centro de Saúde Dr. Humberto Saleme do Valle

• Segunda, 21 Maio 2018 15:27
  • Publicado em Saúde

Oferecer atendimento adequado e acessível. Com esta proposta a Prefeitura de Domingos Martins inaugurou na manhã desta segunda-feira (21) o Centro Municipal de Saúde Dr. Humberto Saleme do Valle, local que concentra a partir de agora, serviços antes disponibilizados na sede da Secretaria de Saúde e na Unidade de Saúde Argeu Ewald, em Campinho.

No Centro Municipal de Saúde será ofertado todo o atendimento de consultas médicas de clínico geral e de especialidades, Programa Saúde da Criança, imunização, antropometria, curativos, nebulização, além de testes e exames como glicemia capilar, aferição de pressão arterial e eletrocardiograma.

Localizado próximo à rodoviária de Campinho, o novo espaço possui sete consultórios médicos, três salas para procedimentos, uma sala para antropometria, uma sala para vacinação, uma sala para enfermagem, um auditório e sete banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiências. O centro de saúde está localizado em andar térreo, com rampa de acesso e espaço exclusivo para embarque e desembarque de pacientes.

centro mun saude 6 centro mun saude 7

“O porque desta unidade de saúde tão bonita. Primeiro porque o nosso povo merece o melhor que pudermos fazer. Segundo porque estávamos em uma unidade muito antiga, cheia de obstáculos, dificuldade para cadeirantes e para todas as pessoas. Hoje entra-se e anda-se no mesmo plano. Banheiros qualificados, adequados. Não estamos fazendo despesa sem previsão orçamentária, e isso nos dá a capacidade de atender melhor a nossa população”, explicou o secretário de Saúde, Adimar Alves de Souza.

centro mun saude 3 centro mun saude 4
centro mun saude 5 centro mun saude 8
centro mun saude 2  centro mun saude 9

“Este Centro de Saúde é resultado de muita dedicação e trabalho de toda a equipe da Saúde. Conseguimos um espaço digno para o atendimento do nosso povo sem gastar mais recursos para isso. Reduzimos outros aluguéis e com esta economia conseguimos alugar este novo espaço. Manteremos as contas equilibradas”, destacou o prefeito Wanzete Krüger.

O presidente do Sindicato dos Médicos e da Federação Nacional dos Médicos, Otto Baptista, também esteve na solenidade. “A primeira impressão que eu tive aqui é a dignidade para com a população de Domingos Martins. Não precisa de muito para fazer algo digno, de padrão, de qualidade. É bom para a população, é bom para o profissional médico que aqui está trabalhando. É um diferencial para qualquer outra unidade de saúde da região serrana, saio daqui com a melhor impressão de que fazer saúde não é tão complicado, é competência”.

A inauguração do Centro contou ainda com a participação do vice-prefeito, Romeu Stein, do deputado federal Marcus Vicente, de vereadores, secretários municipais, moradores, servidores, profissionais de saúde e lideranças locais.

Outros serviços

A Agência Municipal de Agendamento (AMA) continuará funcionando normalmente no prédio da Secretaria de Saúde (Setor de Saúde). Para o mesmo local será transferida a Farmácia Básica Municipal e o Almoxarifado Central da secretaria, hoje funcionando em imóveis alugados.

Já na Unidade de Saúde Argeu Ewald (Posto ao lado dos Correios) continuam funcionando: laboratório, os Programas Saúde da Mulher, DST/Aids, Hiperdia e PSF. O setor de Serviço Social e a sala do Conselho Municipal de Saúde também passam a funcionar no local em breve.

Novas ambulâncias

Ainda durante a solenidade de inauguração do Centro Municipal de Saúde Dr. Humberto Saleme do Valle, o prefeito Wanzete Krüger anunciou a aquisição de novas ambulâncias para o município. Serão veículos para atendimento aos distritos de Paraju, Melgaço e Aracê e para a comunidade de Tijuco Preto.

Uma nova ambulância também será entregue ao Hospital de Domingos Martins pelo Governo do Estado. Assim, a ambulância que atualmente está cedida pelo município para a entidade voltará a atender a Secretaria de Saúde.

Homenagem

O nome dado ao Centro Municipal de Saúde é uma homenagem (Lei nº 2844/18) ao médico Dr. Humberto Saleme do Valle, falecido em 2014. Médico muito querido pela comunidade martinense, Dr. Humberto atuou por mais de 30 anos no atendimento à população. Era médico com especialidade em cirurgia geral, mas também atuava como clínico geral, ginecologista e obstetra, áreas que ele se especializou durante sua carreira na medicina.

A filha, também médica, Mariana Saleme Valle, falou pela família. “Todos nós estamos muito felizes com esta homenagem, onde quer que ele esteja ele está muito feliz. Um lugar com esse nome tão bonito, neste lugar tão bonito vai atender a todos muito bem. Em nome da família, em nome dele, muito obrigada”.

“Essa homenagem é muito importante, é a nossa gratidão e o nosso respeito por tudo que o Dr. Humberto fez por nós”, completou o prefeito.

• Última modificação em Sexta, 25 Maio 2018 14:42