Erro ao carregar arquivo XML

Trânsito será alterado em Campinho para as celebrações do Dia do Município, amanhã (12)

• Segunda, 11 Junho 2018 11:10
  • Publicado em Obras
Avenida Presidente Vargas será uma das vias interditadas Avenida Presidente Vargas será uma das vias interditadas

O trânsito de Campinho, sede de Domingos Martins será alterada amanhã (12) pela manhã para a realização das homenagens ao Dia do Município e ao herói Capixaba Domingos José Martins, que dá nome à cidade. A programação inclui momento solene, desfile, transferência simbólica da capital do Estado e inaugurações de obras em São Miguel e Melgaço.

A Rua Bernardino Monteiro será interditada momentaneamente, às 8h, para a homenagem póstuma na Praça da Biquinha. Após o encerramento do ato, a via será liberada para o trânsito de veículos. Já a Avenida Presidente Vargas será interditada no período da manhã no trecho entre a loja Maconsil e o Clube de Campinho. A Rua Alfredo Velten (rua do Restaurante Delpuppo) também estará interditada para a organização dos participantes do Desfile Cívico.

Para acessar as vias para Melgaço, Chapéu e para o hospital de Domingos Martins, o condutor deverá seguir pela Ladeira Francisco Santos Silva (em frente à Casa da Cultura) e pela Rua Bernardino Monteiro que estará funcionando em mão dupla. A Rua Adolpho Hülle (rua do campo) terá o sentido invertido.

A Prefeitura pede que a população não estacione na área da Praça da Biquinha e na Avenida Presidente Vargas (trecho entre a Maconsil e o Clube de Campinho) para a realização das festividades. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com o apoio da Polícia Militar, farão a sinalização e o isolamento das áreas onde será proibido estacionar hoje (11) à noite.

Programação

As atividades comemorativas do Dia do Município começam logo cedo, às 8h, com a homenagem póstuma no busto de Domingos José Martins, na Praça da Biquinha. Às 8h30, a capital do Estado será simbolicamente transferida para Domingos Martins em ato assinado pelo governador, e em seguida será firmado um convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Prefeitura para repasse de recursos para a realização do XXV Festival de Inverno.

Na seqüência será realizado o Desfile Cívico. Com o tema “Cidadania” o cortejo festivo contará com a participação de escolas municipais, alunos dos Projetos Criança Cidadã e Campeões de Futuro, Grupo Cultural Martinense, Banda de Metais Pommerchor, grupos de danças folclóricas Bergfreunde de Campinho e Blumen Der Erde de Soído, além de empresas e entidades martinenses.

No Dia do Município, o prefeito Wanzete Krüger e o governador Paulo Hartung também inauguram obras importantes no interior. Às 11h, a comunidade de São Miguel recebe oficialmente a Quadra de Esportes da Escola Municipal Eugênio Pinto Sant’Anna e ao meio dia será entregue à comunidade de Melgaço o novo prédio da Escola Municipal Augusto Peter Bertholdt Pagung.

Mais sobre Domingos José Martins

Domingos José Martins nasceu no sítio Caxangá, local que hoje é parte do município de Marataízes. Filho de Joaquim José Martins e D. Joana Luíza de Santa Clara Martins, Domingos iniciou seus estudos em Vitória, posteriormente se formando em Portugal.

A vida profissional de Domingos começa em Londres, pra onde viajou após se formar, como empregado na firma portuguesa Dourado Dias & Carvalho, chegando a condição de sócio desta firma. Ainda em Londres, Domingos entrou para a maçonaria e fez grandes amizades nos círculos liberais britânicos, adotando muitos dos valores da filosofia liberal e do iluminismo.

Ao voltar para o Brasil em 1813, Domingos fixou residência em Pernambuco, onde pretendia abrir uma filial de sua empresa e onde se apaixonou por Maria Teodora da Costa.

A Recife do início do século XIX era uma das cidades mais populosas do Brasil, sua elite intelectualmente era a mais preparada do Brasil, formada pelo Seminário de Olinda, além disso, sua população era orgulhosa, não abaixava a cabeça para os estrangeiros desde os tempos da invasão holandesa. A população mais carente odiava os portugueses pelos altos impostos, o recrutamento forçado e o alto custo dos alimentos. Naquela Recife, Domingos viu uma população que ansiava pelas ideias libertárias.

Domingos aos poucos se tornou uma liderança local, ele fundou a loja maçônica “Pernambuco do Ocidente” e, como comerciante, ajudava quem pedia, promovia muitas festas no sobrado que alugara no Recife. Em paralelo, Domingos e seus companheiros planejavam a revolução.

Em 06/03/1817 a revolução foi realizada, os pernambucanos proclamaram uma república e Domingos José Martins fora nomeado um dos cinco governadores provisórios. A república pernambucana nasceu com forte sentimento nacionalista, mas durou pouco mais de dois meses. Em Junho de 1817, a república de Pernambuco fora derrotada e em 12 de Junho do mesmo ano Domingos Martins fora fuzilado no Campo da Pólvora. As últimas palavras de Domingos Martins foram “morro pela liber…”, interrompidas por seus fuziladores, que negaram-lhe a própria liberdade de se expressar.

Por seus feitos, Domingos é lembrado como homem dono de grande capacidade de resolução, ambicioso, educado, observador e inteligente. Sua visão de Pernambuco era a de um capítulo glorioso do iluminismo e do libertarianismo na América Latina.

Hoje Domingos José Martins é o Patrono da Polícia Civil do Espírito Santo (O coral da Polícia Civil leva seu nome), do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e é lembrado como um dos precursores da Independência do Brasil. Vitória possui uma loja maçônica que carrega seu nome e, em 1921, o município de Santa Isabel foi renomeado para “Domingos Martins” para homenageá-lo.

* Fonte: http://grupodomingosmartins.com.br/domingos-jose-martins/

Programe-se!
Dia do Município

8h: Homenagem Póstuma – Praça da Biquinha