Saúde Mental promove festa julina para pacientes do programa municipal

• Segunda, 13 Agosto 2018 11:17
  • Publicado em Saúde

O mês de julho foi de festa para os pacientes assistidos pelo Programa Saúde Mental, da Secretaria de Saúde. A comemoração aconteceu no último dia 26 no Centro Cultural Imperador como parte do plano de intervenções junto aos pacientes acompanhados através de grupos terapêuticos.

O evento reuniu os integrantes do Grupo de Mulheres, do Grupo Esquizoamigos e do Grupo de Tratamento para Dependência de Álcool e Outras Drogas. Com a iniciativa, o programa destaca a importância em intervir não somente na proteção e recuperação da saúde, mas, sobretudo, na sua promoção. Sob o lema “Rir é o melhor remédio”, os usuários do serviço contam com intervenções que não se restringem a abordagem medicamentosa, mas também em ações de caráter terapêutico.

arraia saude mental 1 arraia saude mental 3
arraia saude mental 4 arraia saude mental 5

Na programação, brincadeiras, apresentações culturais dos grupos, apresentação musical e confraternização com comidas típicas. O arraiá contou com a participação do músico Eden Show, interagindo com os participantes e relembrando canções através de sua apresentação.

arraia saude mental 2

“O evento foi muito bom, nele foi possível observar a grande evolução do meu irmão desde que iniciou o acompanhamento. Ele tem se sentido pertencente à sociedade e agora tem vontade de viver. Antes era uma pessoa muito fechada e hoje é muito família, contou Laura, irmã de um usuário do serviço.

Inserção e troca de experiências

Já para Elaine, participante do Grupo de Mulheres, “fica ainda mais claro o quanto é importante a socialização. As pessoas se sentirem inseridas faz toda a diferença, e quando essas pessoas passam por alguma dificuldade psiquiátrica ou psicológica, é mais do que importante, é fundamental”.

Entre os objetivos das ações do Programa de Saúde Mental nas terapias em grupo, está o favorecimento de trocas de experiências e a elaboração de estratégias conjuntas para lidar com as eventuais adversidades. Sobre isso, Amilton, usuário do serviço, declarou: “Para mim está sendo muito bom porque estou me afastando de uma coisa que não me faz bem, só prejudica. Agradeço por tudo, e quem estiver escutando não pense que é uma coisa qualquer. Além dos profissionais aconselharem, eles indicam a se afastar de qualquer vício”.

O Arraiá da Saúde Mental organizado pela equipe do Setor de Saúde Mental: Isis Hoffmann Prates (Psicóloga), Elizeth Nascimento Vasconcelos (Assistente Social), e contou com o apoio de Gleicy Wruck Kuster (Recepcionista).

O Programa

O Programa de Saúde Mental está vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins e oferece tratamento psicossocial e médico para pessoas com transtornos mentais graves, leves e moderados e para pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 16h, na Rua Pedro Gerhard, 48, centro de Campinho.

(1 Voto)
  • Última modificação em Segunda, 13 Agosto 2018 12:36