II Feira do Meio Ambiente começa nesta quinta (16); Confira a programação

• Segunda, 13 Agosto 2018 14:34
  • Publicado em Meio Ambiente
Assim como em 2017, evento também vai reunir experiências estudantis de preservação do Meio Ambiente Assim como em 2017, evento também vai reunir experiências estudantis de preservação do Meio Ambiente

“A água nossa de todos os dias” é o tema central da segunda edição da Feira Municipal de Meio Ambiente de Domingos Martins. O evento será realizado a partir desta quinta-feira (16) até domingo (19), em Campinho, com a exposição de projetos, iniciativas, palestras, informações e orientações sobre o tema.

Sucesso de público em 2017, o evento tem o objetivo de conscientizar sobre cuidados com o meio ambiente, e neste ano, mais especificamente sobre a água, e contará com a participação de associações, ONGs, empresas, institutos e entidades ligadas à área. A feira será aberta ao público, na área de festas em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro, das 9h às 19h.

Os temas em destaque na edição 2018 serão os agrotóxicos, os cuidados com a água durante o processo de fabricação de bebidas, a compostagem, a reciclagem, exibição de maquetes de sistemas de coleta de água e esgoto e parcelamento de solo.

Coleta de eletrônicos, óleo de cozinha e atividades infantis

A campanha “E-Lixo: Coleta de lixo eletrônico” estará na Feira do Meio Ambiente pela primeira vez, recolhendo materiais como pilhas, baterias, computadores, CPU’s, placa mãe, placas em geral, disco rígido (HD), CD, DVD, mouse, teclado, monitores CRT, LCD, notebooks, pen drive, estabilizadores, no break, cabos, carregadores, conectores, fios, fontes, pilhas, aparelhos de DVD, ar condicionado, fax, vídeo game, impressora, copiadora, máquina fotográfica, centrais telefônicas, celular, modem e similares. Continuam não sendo aceitos: lâmpadas, cartuchos, e toner.

A II Feira do Meio Ambiente reserva espaço ainda para a solidariedade em uma ação de auxílio ao Hospital de Domingos Martins. A instituição estará com um estande para a coleta de óleo de cozinha usado. O material é vendido pela instituição e gera renda extra para a unidade.

A programação da feira inclui ainda exposição de produtos da agroindústria martinense, exposição de fotos e vídeos de aves nativas, contação de histórias e distribuição de livros. Para aqueles que gostam de flores a II Feira do Meio Ambiente trará orquídeas e bromélias em exposição, anunciando a realização da 21ª Blumenfest, a Festa das Flores, entre os dias 19 e 21 de outubro.

Parceiros

A II Feira Municipal de Meio Ambiente é uma realização coletiva da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e de diversos parceiros: Cesan, Polícia Ambiental, Kebis Biscoitos Caseiros, Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins (NODMMF) e Marechal Floriano, Associação Martinense de Observadores de Aves (Amoaves), Biblioteca Municipal, Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Instituto Ibramar, São Pedro Energia S.A., Grunner Energia Solar, Incaper, Idaf, Ecoleo, Associação de Artesãos, além das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural, Governo, Obras e Serviços Urbanos, Saúde, Educação e Esportes, e Cultura e Turismo. Outros parceiros estarão na Praça de Alimentação do evento: Gilmar (chocolates), Carioca (comida natural e assados), Eduardo (M On The Road – lanches), Tuche (churrasquinho) e Maévia (comida nordestina).

Programação
II Feira Municipal de Meio Ambiente de Domingos Martins – “A água nossa de todos os dias”
Local:
Área de festas em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, Campinho
Local das palestras: Auditório da Biblioteca Municipal

16/08 (Quinta-Feira)
8h: Palestra “Observação de Aves” - Amoaves
9h: Abertura Oficial
9h30: Palestra “Adequação Ambiental” – Incaper
10h30: Palestra “Agrotóxicos” – Idaf
13h: Palestra “Água e Meio Ambiente” – Cesan
14h30: Palestra “Água e Meio Ambiente” – Cesan