É verão, tempo de reforçar o combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

• Quarta, 02 Janeiro 2019 10:31
  • Publicado em Saúde

O Aedes aegypti se reproduz durante todo o ano, mas é durante o verão que ele se prolifera ainda mais por causa das constantes chuvas e do calor, condições que o mosquito adora. Por isso é necessário redobrar os cuidados. É importante fazer vistorias no quintal, dentro de casa, e toso o local onde possa haver depósitos de água parada, como o reservatório que fica atrás da geladeira e sanitários da área de serviço.

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins intensifica os trabalhos de orientação e conscientização sobre o combate e a prevenção do Aedes aegypti. A situação requer atenção, pois as equipes da Vigilância Ambiental já registram grande quantidade de focos, em vários pontos de Campinho e em comunidades do interior do município.

O aumento da temperatura e a ocorrência de chuvas são as condições ideais para reprodução do mosquito, que transmite ainda o Zika Vírus e a Chikungunya. Daí a importância de reforçar a limpeza de quintais e áreas ao ar livre. Objetos como garrafas e copos, devem ser eliminados ou acondicionados de forma a não acumular água. O lixo também merece atenção redobrada, deve ser acondicionado de forma correta e depositado nos dias e horários estabelecidos pela Prefeitura.

Em 2018 Domingos Martins notificou 30 casos de Dengue, sendo apenas um confirmado; 14 notificações de Chikungunya, sendo um deles confirmado e sete registros suspeitos de Zika Vírus, sendo um deles confirmado.

Neste ano, o município ainda não registrou nenhum caso de Dengue, mas a Vigilância reforça que é preciso ficar atente e realizar o trabalho de combate constantemente. “Já encontramos muitos focos positivos para o mosquito, é preciso ficar atento e vigilante, o combate deve ser constante”, esclarece o secretário de Saúde, Adimar Alves de Souza.

Vai viajar?

Para quem vai curtir as férias neste período de verão, a orientação é fazer um cheklist antes de sair de casa, lembrando-se de fechar as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, de fechar os ralos dos banheiros e de guardar a vasilha de água e de comida dos animais de estimação se não houver ninguém para tomar conta da casa.

Lista de verificação

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.
- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

Outras dicas:

- Pratos de vasos de plantas devem ser eliminados;
- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas protegidas da chuva;
- Latas, baldes e outros frascos devem ser guardados com boca para baixo;
- Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras;
- Piscinas devem ser tratadas com cloro;
- Pneus devem ser furados e guardados em locais cobertos;
- Lonas, aquários, bacias, brinquedos devem ficar longe da chuva;
- Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos e descartados;
- Cuidados especiais com as plantas que acumula água, como bromélias e Espada de São Jorge: ponha água só na terra;
- Mantenha limpos quintais, áreas ao ar livre e calhas.

*Com informações da SESA

• Última modificação em Sexta, 18 Janeiro 2019 15:06