Fique por dentro de horários e dias para recolhimento de cada tipo de lixo

• Sexta, 30 Agosto 2019 14:02
  • Publicado em Obras

Manter uma cidade limpa é responsabilidade de todos. De um lado, o Poder Público deve ofertar o serviço de coleta, organizando a logística, trabalhando na conscientização e garantindo a prestação do serviço de forma eficaz. Do outro, a Sociedade pode e deve colaborar, respeitando e cumprindo as regras estabelecidas para o recolhimento de lixo. Juntos, devemos trabalhar para continuarmos mantendo nosso município organizado.

Domingos Martins é um dos únicos do Espírito Santo que realiza a coleta de lixo todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, porém é preciso esclarecer que, de acordo com o  Código Municipal de Postura, cabe à municipalidade somente o recolhimento de lixo úmido e seco. Outros resíduos, como os industriais e os de oficinas, restos de material de construção, entulhos, terra, folhagens de jardins e quintais particulares devem ser destinados corretamente por aqueles que produziram esse resíduo.

lixo seco 1 lixo seco 2 lixo seco 3
Lixo reciclável: coleta na Sede e no interior, de acordo com a demanda

Ainda assim, a prefeitura auxilia a população no recolhimento deste tipo de material, quando em pequena quantidade. Para solicitar este serviço basta ligar para o número 3268-3179, informando o local onde o material será depositado. Lembrando que o entulho precisa estar ensacado. No caso de grandes obras, cabe aos seus proprietários se responsabilizarem pelo transporte e destinação final adequados do material.

A prestação do serviço acontece de acordo com cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos:

SEDE:

- LIXO ÚMIDO: Recolhimento todos os dias. Horário para depósito para recolhimento: 16h30 às 18h
- LIXO RECICLÁVEL (SECO): Segunda a sábado. Horário para depósito para recolhimento: 16h30 às 18h
- ENTULHOS (restos de construção civil, e jardinagem (poda e roçada): Mediante agendamento prévio pelo telefone (27) 3268-3179
- LIXO “VOLUMOSO” (móveis, eletrodomésticos, madeira, entre outros): Todas as sextas-feiras, mediante agendamento prévio: (27) 3268-3179
- PONTO DE ENTREGA DE LIXO ELETRÔNICO: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, na Secretaria de Meio Ambiente (ao lado da Prefeitura). Podem ser entregues no local: pilhas, baterias, e eletroeletrônicos, entre eles computadores, CPU’s, placa mãe, placas em geral, disco rígido (HD), CD, DVD, mouse, teclado, motores CRT, LCD, notebooks, pen drive, estabilizadores, no break, cabos, carregadores, conectores, fios, fontes, pilhas, aparelhos de DVD, ar condicionado, fax, vídeo game, impressora, copiadora, máquina fotográfica, centrais telefônicas, celular, modem e similares. Aparelhos de TV antigos (tubo) não são aceitos
- PONTO DE ENTREGA DE ÓLEO DE COZINHA USADO: Armazenados em garrafas pet podem ser entregues também na Secretaria de Meio Ambiente. O material é encaminhado para o Hospital de Domingos Martins e toda a renda da venda do óleo é revertida para a instituição de saúde.

SANTA ISABEL:
- LIXO ÚMIDO E RECICLÁVEL (SECO)
: Recolhimento de segunda a sábado, a partir das 17h. Horário para depósito para recolhimento: A partir das 16h

SOÍDO:
- LIXO ÚMIDO:
Recolhimento nas terças e quintas-feiras, pela manhã ou à tarde (de acordo com a demanda)
- LIXO RECICLÁVEL (SECO): Semanalmente, de acordo com a demanda

PARAJU, PONTO ALTO E PEROBAS:
- LIXO ÚMIDO:
Recolhimento de segunda a sábado, durante todo o dia

MELGAÇO:
- LIXO ÚMIDO: