Domingo de incentivo à cultura capixaba em Campinho

Bárbara é uma das organizadoras do evento Bárbara é uma das organizadoras do evento

Juliano Rangel

Promover e incentivar o lado cultural com muita música, leitura e filmes. Esse é o objetivo do “I Saia da Inércia”, evento que acontece no próximo domingo (21), a partir das 19 horas, na sala localizada abaixo da Casa da Cultura, em Campinho, com entrada franca.

Na mostra serão apresentados ao público diversos curtas-metragens, com durações de até 20 minutos, produzidos por cineastas capixabas. Além dos vídeos, o evento terá um espaço dedicado à música com apresentações de artistas e bandas do Estado.

Durante o evento a comunidade poderá conhecer livros de autores capixabas que estarão expostos. Algumas obras serão doadas para os visitantes que queiram saber um pouco mais sobre o universo literário capixaba.

Sala multiuso

Uma das idealizadoras do projeto, Bárbara Fonte-Boa, fala que a ideia de criar o evento surgiu em 2013, após ela conhecer o já tradicional ‘Vitória Cine Vídeo’. “O contato com o Vitória Cine Vídeo me despertou esse interesse de realizar uma mostra cultural no nosso município”, relembra Bárbara.

Ela conta que até o momento cerca de 120 pessoas já confirmaram presença no evento por meio da página no Facebook. Bárbara vê a mostra como uma ferramenta de mobilização para os jovens e considera o espaço como fundamental para o desenvolvimento do projeto. “Ter um espaço para esse tipo de iniciativa é essencial para o despertar de novas ideias”, considera.

Wellington Bleidorn 7Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Wellington Bleidorn,o envolvimento e a liderança da comunidade nesse tipo de ações são primordiais para a valorização da cultura. Ele ainda fala sobre o espaço que está aberto para esse tipo de atividade. “A comunidade pode utilizar o espaço para promover ideias semelhantes e que valorizem a cultura”, ressalta o secretário.

O espaço fica localizado embaixo da Casa da Cultura e pode ser utilizado para fins culturais por meio de agendamento feito no próprio local. Confira abaixo a programação do 1º Saia da Inércia.

Serviço:
I Saia da Inércia

Data: 21 de dezembro (domingo)
19 horas – Abertura
20 horas - Mostra de Curtas Capixabas
- Agrados para Clôe - Jefinho Pinheiro (duração de 21 minutos);
- Tudo Bem? - Eduardo Moraes (duração de 2 minutos);
- Cinema de Janela - Fabrício Noronha (duração de 5 minutos);
- Men as Chess - Cássio Siquara, Cristina Margon, Leandro Vieira, Maria Grijó e Tharllen Fonseca (duração de 1 minuto);
- Milagre - Luiza Lubiana (duração de 15minutos);
- Último Dia de Verão - Wagner Tristão (duração 3 minutos);
- Sinal Vermelho - Naiara Bolzan e Cristina Margon (duração de 15 minutos);
- Xtrada Parq - Vitor Lopes, Fabricio Noronha e Gerô (duração de 2 minutos);
- Nêga do Ébano – Valentina Krupnova (duração de 20 minutos)

21h30 - Apresentações Musicais
- Marcelo Pimentel
- Lucas Caser