Mafalda e Neruda em exposição para o público na Biblioteca Municipal

• Sexta, 19 Dezembro 2014 00:00
  • Publicado em Educação

Juliano Rangel

A Biblioteca Municipal apresenta neste mês de dezembro duas série de novidades que convidam à participação do público. No local, estão montadas: a exposição que comemora os 50 anos da personagem da Mafalda e a Árvore de Perguntas, com frases do escritor chileno Pablo Neruda.

Em comemoração aos 50 anos da personagem argentina Mafalda, conhecida das tirinhas, os alunos dos 3º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Teófilo Paulino” organizaram uma exposição por meio de cartazes. A mostra foi dividida em quatro temas - “Mafalda e as mulheres”, “Mafalda e a Ditaduras da América Latina”, “Mafalda e a Sociedade de Consumo”, “Mafalda e o Comunismo” e “Mafalda e os Beatles”, que falam sobre as histórias e dilemas vividos pela personagem.

Exposição Mafalda 2 Exposição Mafalda 3
Exposição Mafalda 6 Exposição Mafalda 9

A exposição, que de início foi montada no colégio, foi trazida para o espaço da biblioteca por meio da professora Ana Maria Silva. Ela conta que o tema foi muito bem aceito pelos alunos que puderam contextualizar o aprendizado com as histórias da personagem. “A Mafalda é um criança, de apenas seis anos, que aborda questões atuais, refletindo temas como liberdade, ditadura, capitalismo, Guerra Fria, Beatles, feminismo, consumismo, entre outros”, ressalta a professora.

Participantes da exposição às alunas Bárbara Fonte-Boa, Ariel Velten Pereira, Caroline Rangel Rodrigues e Joyce Vellozo, consideram as histórias da personagem criada pelo cartunista argentino Quino, muito atuais e com uma grande importância para debates nas áreas de política e cotidiano. “O gosto da personagem pelos Beatles também foi algo que nos despertou o interesse já que também costumamos ouvir o som da banda inglesa”, dizem as alunas.

Para Ana, a personagem faz sucesso pela forma como ela apresenta o criticismo a diversos temas em suas histórias. “A Mafalda permanece atual por contestar e nos faz pensar, daí a sua importância maior. Ela nos encanta por sua Irreverência e sagacidade, além de ser uma defensora da Humanidade e da Paz Mundial” considera a professora.

Árvore de Perguntas

Árvore de Perguntas 9Além da exposição “Mafalda 50 anos”, o público pode conferir e participar da novidade. As pessoas que chegam ao local são convidadas a escolher e escrever pequenas perguntas da obra “O Livro das Perguntas”, do escritor chileno Pablo Neruda. Todas as produções são colocadas na árvore.

Segundo a professora Ana Maria Silva, a ideia nasceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Teófilo Paulino” por meio dos alunos dos 3º anos, e depois foi levada para Biblioteca Municipal, onde todos podem ter acesso.

As duas exposições estão abertas ao público durante todo o mês de dezembro e têm o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Secedu).

Árvore de Perguntas 1 Árvore de Perguntas 13

Serviço: