Período chuvoso: conte com a Defesa Civil

• Segunda, 22 Dezembro 2014 00:00
  • Publicado em Governo
  • Lido 1902 vezes
Parte da equipe da Defesa Civil: Zeferino Merscher, Carlos Correa da Silva e Acildo Luiz Espíndula Parte da equipe da Defesa Civil: Zeferino Merscher, Carlos Correa da Silva e Acildo Luiz Espíndula

Lorena Müller

Dezembro e janeiro são tradicionais períodos de chuva intensa e é preciso estar preparado para qualquer emergência, por isso, conte com a Defesa Civil Municipal. A equipe de profissionais atua na execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil, conhecendo, identificando e reduzindo os riscos de desastres no município.

Segundo com a coordenação da Defesa Civil, em função da geografia, as ocorrências mais comuns em Domingos Martins estão relacionadas a deslizamentos de terra e quedas de árvores. Por isso, é necessário redobrar a atenção para a ocupação e moradia próximas às áreas de risco (morros e encostas) e os cuidados devem ser tomados já no momento da escolha do local para a sua construção.

O órgão também é responsável pela avaliação de riscos em residências, mediante visitas técnicas para análise nos casos em que o imóvel apresentar rachaduras, fendas ou desníveis. Também é de competência deste órgão todo o processo para a decretação de Estado de Emergência e Calamidade Pública.

A Defesa Civil dá algumas orientações:
- Não adquira lotes ou casas em morros ou áreas de risco
- Não desmate morro e encostas para assentamento de casas e outras construções
- Se você mora em área de risco, saia de casa e procure um local seguro durante as chuvas
- Não jogue lixo em vias públicas ou barreiras, ele aumenta o peso e o perigo de deslizamento
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, avise a Defesa Civil

frutiferasPlante!
As árvores podem colaborar para que a terra não seja carregada pela água. Perto de casa você pode plantar pequenas fruteiras (goiaba, pitanga, carambola, laranja, limão, acerola), plantas medicinais (cidreira e boldo) e de jardim (rosa e jasmim). Nas encostas pode-se plantar: capim braquiária, capim gordura, capim-de-burro, capim sândalo, capim gengibre, grama germuda, capim chorão, grama pé-de-galinha, grama forquilha e grama batatais.

Plantão Defesa Civil Municipal

• Última modificação em Terça, 06 Janeiro 2015 14:46