Inventário Pomerano: Reconhecimento da língua como referência cultural

• Segunda, 25 Março 2019 10:05
  • Publicado em Educação

Na última semana Domingos Martins recebeu a visita dos pesquisadores do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (Ipol) para coletar dados e informações para elaboração do Inventário da Língua Pomerana.

Na quinta-feira (21) a equipe esteve na comunidade de Tijuco Preto para visitas técnicas de levantamento de dados em escolas municipais e a famílias tradicionais pomeranas na região. Já na sexta (22) pela manhã foi realizada a apresentação do projeto para toda a comunidade martinense, e à tarde mais visitas na região de Melgaço.

O grupo de pesquisadores foi recepcionado com apresentações culturais do grupo de danças Blumen der Erde de Soído e os músicos Eden Schwambach Junior e Daniele Kalke. Participaram da reunião o prefeito Wanzete Krüger, o vice-prefeito, Romeu Stein, além de vereadores, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal de Cultura e servidores das Secretarias de Educação e Esportes, e de Cultura e Turismo.

Reuniao Inventario Pomerano 1 Reuniao Inventario Pomerano 2 Reuniao Inventario Pomerano 3

O Inventário tem o objetivo de inventariar, mapear, salvaguardar e reconhecer a diversidade linguística brasileira. O trabalho engloba pesquisa e disponibilização do conhecimento sobre esta língua (documentação, divulgação e consciência junto à comunidade) e ações de promoção da língua na educação, nas artes, na cultura, na ciência e tecnologia, nos direitos linguísticos, e de reconhecimento como referência cultural brasileira.

A coordenadora local do Inventário no Espírito Santo, Sintia Bausen Küster, explicou que além do Estado, o documento vai incluir também informações de outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Roraima, e Minas Gerais. “O objetivo é reunir informações sobre a Língua Pomerana para solicitarmos o seu reconhecimento oficial”.

A visita no município marca a conclusão da primeira fase da pesquisa, específica para coleta de dados, por meio de entrevistas e aplicação de questionários. “Passamos por Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Pancas, Vila Pavão, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Afonso Cláudio e encerramos aqui em Domingos Martins”, complementa Sintia.

De acordo com o Ipol, o objetivo maior do Inventário é criar um acervo que seja encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para análise e conquista do título de reconhecimento da língua como referência cultural brasileira. “Uma vez que tenham esse título os Estados serão notificados e precisam se comprometer a desenvolver ações de fomento e de salvaguarda da língua, de acordo com cada região”, explica a coordenadora estadual da pesquisa.

Da pesquisa para a elaboração do Inventário da Língua Pomerana também podem surgir outros produtos e materiais que complementam e enriquecem o registro da língua. É o caso do Inventário da Língua Hunsrückisch, a mais recente língua de imigração inventariada, que inclusive teve pesquisas também aqui em Domingos Martins. Deste Inventário surgiram dois outros livros, um de cartas dos imigrantes e outro de versos e prosas. Um DVD registra todo o processo da pesquisa em imagens.

Reuniao Inventario Pomerano 4 Reuniao Inventario Pomerano 6

Ainda durante a reunião, foram aplicados questionários aos presentes que falam a Língua Pomerana. Um dos entrevistados foi o próprio prefeito Wanzete Krüger, descendente e falante do pomerano. “Este é sem dúvida um momento histórico para Domingos Martins, é o registro de nossa história e uma importante ferramenta para preservar e perpetuar a nossa cultura pomerana”.

• Última modificação em Quarta, 27 Março 2019 11:17