Campo: Desenvolvimento Rural passa a oferecer assistência a pecuaristas do município

• Sexta, 12 Abril 2019 15:37
  • Publicado em Agricultura

A Secretaria de Desenvolvimento Rural implantou neste ano mais um serviço de atendimento ao homem do campo. Trata-se da Assistência Técnica aos pecuaristas do município. A iniciativa conta com a parceria do Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano.

O trabalho tem como foco principal a vacinação contra a Brucelose, doença infecto-contagiosa extremamente prejudicial aos bovinos, e também orientações, visitas técnicas in loco e recomendações gerais. Para receber a assistência técnica o criador deve estar registrado no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, o Idaf.
vacinacao brucelose2

“O projeto aborda ainda as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) voltadas para a conscientização e orientação quanto à produção de alimentos seguros provenientes de sistemas de produção sustentáveis. A implantação das BPA irá possibilitar também a identificação e o controle dos diversos fatores que influenciam o processo produtivo”, explica o técnico em Agropecuária da Prefeitura, Tiago Velten.

O programa de assistência técnica aos pecuarista inclui as seguintes orientações: Controle da mosca do chifre e manejo fitossanitário geral; boas práticas de ordenha e manejo de bezerros; vacinação geral do rebanho; pastagem, rotação de piquetes e manejo geral; manejo reprodutivo – melhoramento genético; nutrição em geral; instruções para construção e melhoramento de estábulos e currais; piso, camas, superfícies de descanso e áreas ao ar livre e aspectos que causam estresse nos animais.

Programa de Assistência Técnica a Pecuaristas
Secretaria de Desenvolvimento Rural: