Prefeitura vai ouvir a população para o Plano de Mobilidade Urbana; veja datas e participe!

• Segunda, 15 Abril 2019 16:01
  • Publicado em Obras
Vila de Pedra Azul: Primeira localidade a receber a reunião para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Vila de Pedra Azul: Primeira localidade a receber a reunião para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Domingos Martins está dando continuidade à elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, e chegou a hora de ouvir a população sobre os desafios, dificuldades, demandas e alternativas para garantir ações de melhoria na área.

A primeira etapa da elaboração do documento foi realizada no final do ano passado com uma consulta pública pela internet. Com o resultado em mãos, as equipes da Prefeitura e da Comissão Municipal de Acessibilidade foram até Brasília para, junto ao Ministério das Cidades, formularem o plano. O documento final será uma importante ferramenta de trabalho e orientação para a formulação de políticas públicas e adoção de medidas de curto, médio e longo prazos.

Nos meses de abril, maio e junho a Prefeitura cumpre mais uma etapa do projeto com a realização de reuniões com a população para que sejam apontadas as demandas de cada localidade. Para garantir que todo o município seja ouvido, a Comissão de Acessibilidade criou um cronograma e as primeiras reuniões acontecem nesta semana, no distrito de Aracê.

“A população é peça fundamental neste processo, precisa ser ouvida, por isso estamos convidando a todos para darem as suas sugestões, a participar efetivamente da elaboração deste plano. Este é o primeiro passo para garantirmos uma cidade mais acessível a todos”, explica a integrante da Comissão de Acessibilidade, Fernanda Magnago.

Ainda neste mês serão realizadas mais duas reuniões, em Vivendas de Pedra Azul no dia 24, às 18h, na Igreja Católica, e no dia 25, em Barcelos, também às 18h, na Igreja Católica da localidade.

Em maio as reuniões do Plano Municipal de Mobilidade Urbana serão em Tijuco Preto, Ponto Alto, Paraju, Alto Paraju, Melgaço, Rio Ponte, Campinho, Soído e Biriricas. Já em junho serão em Santa Isabel, Galo e São Miguel (veja datas, horários e locais abaixo).

O Plano de Mobilidade Urbana de Domingos Martins aborda a questão sob várias temáticas, veja:

- Serviços de transporte público coletivo;
- Circulação viária;
 - Infraestruturas do sistema de mobilidade urbana;

- Acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade;
- Integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados;
- Transporte de cargas;
- Polos geradores de viagem;
- Áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou onerosos;
- Áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada;
- Mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana;

Programe-se e participe das reuniões do Plano de Mobilidade Urbana

Vila de Pedra Azul