Plano de Mobilidade Urbana: próximas reuniões serão em Tijuco Preto, Ponto Alto e Paraju, veja datas

• Terça, 30 Abril 2019 11:10
  • Publicado em Obras
Reunião em Barcelos, realizada no último dia 25 Reunião em Barcelos, realizada no último dia 25

As reuniões para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Domingos Martins continuam. Depois de realizar três audiências no distrito de Aracê (Vila de Pedra Azul, Vivendas de Pedra Azul e Barcelos) na semana passada, o projeto chega aos distritos de Ponto Alto e Paraju.

Nesta quinta-feira (02) será a vez da comunidade de Tijuco Preto ser ouvida pela Prefeitura. Os moradores poderão sugerir, citar alternativas e soluções para as questões relacionadas ao tema. A reunião será às 18h, na EMEF Tijuco Preto.

plano mob urbana vila pedra azul plano mob urbana vivendas pedra azul
Reuniões em Pedra Azul e em Vivendas de Pedra Azul

Já no dia 6 (segunda-feira), a reunião será em Ponto Alto, às 18h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ponto Alto, localizado na principal avenida da localidade, e no dia 8 (quarta-feira), em Paraju, às 18h, na Igreja Católica.

Ainda no mês de maio serão realizadas reuniões em Alto Paraju (13), Melgaço (15), Rio Ponte (20), Campinho (22), Soído (27) e Biriricas (29). Em junho os encontros serão em Santa Isabel (03), Galo (05) e São Miguel (10). Horários e locais abaixo.

O Plano

A primeira etapa da elaboração do documento foi realizada no final do ano passado com uma consulta pública pela internet. Com o resultado em mãos, as equipes da Prefeitura e da Comissão Municipal de Acessibilidade foram até Brasília para, junto ao Ministério das Cidades, formularem o plano. O documento final será uma importante ferramenta de trabalho e orientação para a formulação de políticas públicas e adoção de medidas de curto, médio e longo prazos.

Nos meses de abril, maio e junho a Prefeitura cumpre mais uma etapa do projeto com a realização de reuniões com a população para que sejam apontadas as demandas de cada localidade. Para garantir que todo o município seja ouvido, a Comissão de Acessibilidade criou um cronograma que segue até o dia 10 de junho.

“A população é peça fundamental neste processo, precisa ser ouvida, por isso estamos convidando a todos para darem as suas sugestões, a participar efetivamente da elaboração deste plano. Este é o primeiro passo para garantirmos uma cidade mais acessível a todos”, explica a integrante da Comissão de Acessibilidade, Fernanda Magnago.

O Plano de Mobilidade Urbana de Domingos Martins aborda a questão sob várias temáticas, veja:

- Serviços de transporte público coletivo;
- Circulação viária;
- Infraestruturas do sistema de mobilidade urbana;
- Acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade;
- Integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados;
- Transporte de cargas;
- Polos geradores de viagem;
- Áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou onerosos;
- Áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada;
- Mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana;

Programe-se e participe das reuniões do Plano de Mobilidade Urbana

MAIO