Inscrições abertas para o Enceeja 2019

• Quinta, 23 Maio 2019 10:05
  • Publicado em Educação

O Ministério da Educação está com as inscrições abertas para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, o Encceja 2019, até o dia 31 de maio. A prova avalia e certifica candidatos que já estão fora da idade escolar mas que desejam concluir o Ensino Fundamental e/ou Médio.

As inscrições gratuitas são feitas exclusivamente pela internet, no site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja . No endereço eletrônico também é possível acessar o edital do processo. O candidato deve ter idade mínima de 15 anos para prestar o exame para o nível fundamental e no mínimo 18 para ser avaliado e obter o certificado do nível médio. Para efetuar o cadastro o candidato deve informar o CPF, um documento de identidade (RG, CNH, CTPS) e o número do Passaporte (caso vá fazer o exame no exterior, ou tenha feito em edições anteriores). As provas serão no dia 25 de agosto.

Educação de Jovens a Adultos em Domingos Martins

Dentro da rede de ensino regular, o município de Domingos Martins oferece aos martinenses a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade de ensino que nasceu da necessidade de oferecer uma chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada.

A EJA Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu retorno à sala de aula. Esta modalidade respeita as características desse alunado, dando oportunidades educacionais adequadas em relação a seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames próprios.

De acordo com a coordenadora da EJA, Fernanda Reinholz, a modalidade de ensino teve início no município em 1991, quando se verificou, através de levantamentos estatísticos, o pequeno número de alunos matriculados no Ensino Regular. “Culturalmente, parte da população se preocupava apenas em concluir a 4ª série do Ensino Fundamental. Foi necessária, então, a realização de uma campanha envolvendo além da Secretaria de Educação, o Ministério Público, as Igrejas Católicas e Luteranas, além da sociedade civil” lembrou.

A princípio, a Educação de Jovens e Adultos no município foi implantada em convênio com o Centro de Estudos Supletivos de Vitória, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Os professores vinham de Vitória, sempre aos sábados para tirar as dúvidas dos alunos e aplicar as avaliações. A partir de 1995 iniciou-se a oferta pela municipalidade da EJA, através de módulos, para o Ensino Fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação passou a aplicar as suas próprias avaliações e fornecer certificados. Para esse atendimento foi criada a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio de Domingos Martins, posteriormente estendida ao ensino regular. A princípio a EJA atendia aos alunos de 1ª a 4ª séries, com provas de nivelamento e 5ª a 8ª séries, através de módulos. A partir de 2000 a escola passou a oferecer o Ensino Médio.

EJA:
Local: EMEFM Escola Mariano Ferreira de Nazareth - Travessa Augusto Schwambach, 87, centro, Domingos Martins
Funcionamento: Quintas-Feiras, das 18h30 às 22h // Sábados das 8h às 11h30

Idade mínima para matrícula:
Ensino Fundamental: 15 anos
Ensino Médio: 18 anos

Documentos necessários para matrícula:
Cópia: Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor e comprovante da última votação, Certificado de Reservista (somente para homens) e 1 foto 3x4

Outras informações: 3268-1421

(1 Voto)