Domingos Martins celebra o Dia do Município com homenagens e abertura da III Feira do Meio Ambiente

• Quarta, 05 Junho 2019 10:24
  • Publicado em Governo

Na próxima semana Domingos Martins celebra o Dia do Município com homenagens ao herói capixaba Domingos José Martins, que dá nome à cidade. A programação será na quarta-feira (12) e inclui momento solene, transferência simbólica da capital do Estado, assinatura de ordens de serviço, apresentações de dança e da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, e abertura oficial da III Feira do Meio Ambiente - “Ser Sustentável”. O evento contará com a presença do governador Renato Casagrande.

As atividades começam logo cedo, às 8h30, com a homenagem póstuma no busto de Domingos José Martins, na Praça da Biquinha. Já na Avenida Presidente Vargas, a capital do Estado será simbolicamente transferida para Domingos Martins em ato assinado pelo governador, e em seguida serão assinadas ordens de serviço para obras no município.

Na sequência, o público vai acompanhar as apresentações dos grupos de dança folclórica da APAE de Domingos Martins, Rheinland, de São Bento do Chapéu e da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo. Fechando a programação do Dia do Município, será aberta oficialmente a terceira edição da Feira do Meio Ambiente - “Ser Sustentável”, com visitação até o sábado (15) e programação cultural noturna.

Trânsito

O trânsito de Campinho será alterado para as comemorações do Dia do Município. A Rua Bernardino Monteiro será interditada momentaneamente para a homenagem póstuma na Praça da Biquinha. Após o encerramento do ato, a via será liberada para o trânsito de veículos.

Já a Avenida Presidente Vargas será interditada no período da manhã no trecho entre a loja Maconsil e o Clube de Campinho, das 5h ao meio dia. Para acessar as vias para Melgaço, Chapéu e para o hospital de Domingos Martins, o condutor deverá seguir pela Ladeira Francisco Santos Silva (em frente à Casa da Cultura) e pela Rua Bernardino Monteiro, que estará funcionando em mão dupla. A Rua Adolpho Hülle (rua do campo) terá o sentido invertido.

A Prefeitura pede que a população não estacione na área da Praça da Biquinha e na Avenida Presidente Vargas (trecho entre a Maconsil e o Clube de Campinho) para a realização das festividades. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com o apoio da Polícia Militar, farão a sinalização e o isolamento das áreas onde será proibido estacionar já a partir de segunda-feira (10).

Mais sobre Domingos José Martins

Domingos José Martins nasceu no sítio Caxangá, local que hoje é parte do município de Marataízes. Filho de Joaquim José Martins e D. Joana Luíza de Santa Clara Martins, Domingos iniciou seus estudos em Vitória, posteriormente se formando em Portugal.

A vida profissional de Domingos começa em Londres, pra onde viajou após se formar, como empregado na firma portuguesa Dourado Dias & Carvalho, chegando a condição de sócio desta firma. Ainda em Londres, Domingos entrou para a maçonaria e fez grandes amizades nos círculos liberais britânicos, adotando muitos dos valores da filosofia liberal e do iluminismo.

Ao voltar para o Brasil em 1813, Domingos fixou residência em Pernambuco, onde pretendia abrir uma filial de sua empresa e onde se apaixonou por Maria Teodora da Costa.

A Recife do início do século XIX era uma das cidades mais populosas do Brasil, sua elite intelectualmente era a mais preparada do Brasil, formada pelo Seminário de Olinda, além disso, sua população era orgulhosa, não abaixava a cabeça para os estrangeiros desde os tempos da invasão holandesa. A população mais carente odiava os portugueses pelos altos impostos, o recrutamento forçado e o alto custo dos alimentos. Naquela Recife, Domingos viu uma população que ansiava pelas ideias libertárias.

Domingos aos poucos se tornou uma liderança local, ele fundou a loja maçônica “Pernambuco do Ocidente” e, como comerciante, ajudava quem pedia, promovia muitas festas no sobrado que alugara no Recife. Em paralelo, Domingos e seus companheiros planejavam a revolução.

Em 06/03/1817 a revolução foi realizada, os pernambucanos proclamaram uma república e Domingos José Martins fora nomeado um dos cinco governadores provisórios. A república pernambucana nasceu com forte sentimento nacionalista, mas durou pouco mais de dois meses. Em Junho de 1817, a república de Pernambuco fora derrotada e em 12 de Junho do mesmo ano Domingos Martins fora fuzilado no Campo da Pólvora. As últimas palavras de Domingos Martins foram “morro pela liber…”, interrompidas por seus fuziladores, que negaram-lhe a própria liberdade de se expressar.

Por seus feitos, Domingos é lembrado como homem dono de grande capacidade de resolução, ambicioso, educado, observador e inteligente. Sua visão de Pernambuco era a de um capítulo glorioso do iluminismo e do libertarianismo na América Latina.

Hoje Domingos José Martins é o Patrono da Polícia Civil do Espírito Santo (O coral da Polícia Civil leva seu nome), do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e é lembrado como um dos precursores da Independência do Brasil. Vitória possui uma loja maçônica que carrega seu nome e, em 1921, o município de Santa Isabel foi renomeado para “Domingos Martins” para homenageá-lo.

* Fonte: http://grupodomingosmartins.com.br/domingos-jose-martins/

Programe-se!
Dia do Município – 12 de junho (Quarta-Feira)
8h30: Homenagem Póstuma – Praça da Biquinha