Erro ao carregar arquivo XML

Pacientes do Programa Saúde Mental lançam livro

• Segunda, 17 Junho 2019 14:03
  • Publicado em Saúde

Transcrever para o papel pensamentos e reflexões, colorir sentimentos e contar histórias. Este é o resultado do mais recente projeto do programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Domingos Martins: o “Esquizoamigos e suas histórias”, livro de histórias e ilustrações desenvolvido com os pacientes de arteterapia.

Formado por moradores de Campinho, de Biriricas e do Vale da Estação, entre outras comunidades, o grupo já realiza diversas atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida e tratamento de pessoas que passam por transtornos mentais graves, sofrimento psíquico e depressão. Participam do livro oito pacientes atendidos pelo programa e ao todo a obra contempla 10 histórias e ilustrações.

No mês passado foi realizado o lançamento do livro, com a presença de todos os autores para uma tarde de autógrafos na Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, em Campinho. “Este livro é motivo de muito orgulho para todos nós da equipe de Saúde Mental. Em cada palavra, em cada desenho vemos o progresso de nossos pacientes, vemos como a arteterapia auxilia na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, destacou a Isis Hoffmann Prates, psicóloga do programa de Saúde Mental.

grupo saude mental 1 grupo saude mental 2
grupo saude mental 3 grupo saude mental 4

De acordo com a equipe da Saúde Mental, o trabalho com os “Esquizoamigos” é gradual e traz resultados muito positivos. “Há casos de pacientes que chegaram até nós com uso muito grande de medicamentos, lutavam contra a depressão. Aos poucos, com um trabalho gradual, com terapias, tratamento adequado, conseguimos reduzir a quantidade de remédios e melhorar a qualidade de vida destes pacientes. Outros já não fazem mais o uso de medicamentos”, complementou a psicóloga.

No papel, os pacientes do grupo de arteterapia colocaram suas impressões sobre os mais diversos temas. Em “O doce de Maria”, por exemplo, o autor propõe uma releitura para o clássico “Chapeuzinho Vermelho”, enquanto em “Chuva de Festas”, os temas são os festejos da Páscoa e chegada da chuva.

Outros temas como Meio Ambiente, amizade, tradições indígenas, festas e datas comemorativas são abordadas nas histórias e nas ilustrações dos autores. O trabalho desenvolvido com os pacientes é realizado por uma equipe multiprofissional, composta pela psicóloga Isis e pelas assistentes sociais Elizete Nascimento Vasconcelos e Jocilene Ferraço Coutinho.

Edição na Ufes

Neste lançamento o livro foi apresentado em um formato mais simples, quando também contou com o apoio da empresa E&L Produções de Software na impressão dos exemplares. Em breve, o livro “Esquizoamigos e suas histórias” será registrado, editado e formatado dentro dos padrões oficiais de publicações literárias pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).