Melhorias em Ponto Alto e para o Distrito de Paraju

• Sexta, 05 Julho 2019 10:39
  • Publicado em Saúde

A Prefeitura de Domingos Martins inaugurou no último dia 28 as novas instalações da Unidade de Saúde de Ponto Alto e entregou uma ambulância para o Distrito de Paraju e comunidades adjacentes. A solenidade foi realizada com a participação de moradores, lideranças locais e autoridades.

Mais ampla, acessível e adequada para o atendimento, a nova Unidade de Saúde de Ponto Alto está localizada na avenida principal da localidade, em andar térreo. De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade atende a quase duas mil famílias, o que corresponde a aproximadamente 5.400 usuários.

“Esta estrutura é a realização de um antigo sonho da comunidade. Estávamos em um local sem as condições necessárias para a prestação de serviço adequada, especialmente aos portadores de necessidades especiais e àquelas pessoas com mobilidade reduzida. Agora temos um espaço amplo e mais organizado, estamos muito agradecidos”, afirmou a enfermeira responsável pela unidade de saúde, Andreia Venturini.

estrutura US 6 estrutura US 1 estrutura US 2
estrutura US 3 estrutura US 4 estrutura US 5

A nova sede permitirá a melhoria do acesso dos usuários aos serviços de atendimento médico, odontológico, psicológico, de enfermagem, além dos programas de Saúde Mental, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Hipertensão e Diabetes. Os usuários têm acesso ainda a serviços de assistência farmacêutica, nebulização, imunização, procedimentos de enfermagem, antropometria, coleta de exames e prevenção ao câncer de colo de útero e mama. A nova instalação garante uma estrutura física adequada, com ambiente climatizado e humanizado.

publico autoridades 2 publico autoridades 1

“Para nós é motivo de muita alegria poder trazer mais esta melhoria para o distrito de Ponto Alto. Sabíamos de toda a dificuldade na antiga estrutura e graças a Deus, ao empenho dos servidores e à parceria com a comunidade, conseguimos um novo espaço para atender o nosso povo. Esta é nossa obrigação, devolver à população todos os impostos pagos em forma de serviços de qualidade e assistência digna”, destacou o prefeito Wanzete Krüger.

homenagem dona regina

Ainda durante a solenidade foram realizados um momento de oração com a participação de pastores da região e também uma homenagem à servidora aposentada Dona Regina Holz Kunzendorff que trabalhou por mais de 30 anos na Unidade de Saúde de Ponto Alto.

Ambulância

Ainda no último dia 28 a Prefeitura de Domingos Martins entregou uma ambulância para o Distrito de Paraju. O veículo, modelo tipo furgoneta, atenderá a pacientes em caráter eletivo, que apresentam grau de dependência física que os impossibilita ter acesso aos serviços de transporte coletivo ou particular para tratamentos de saúde em instituições vinculadas ao SUS, garantindo assim a integralidade da assistência. Os agendamentos são feitos via unidades de saúde.

ambulancia 1 ambulancia 2 entrega ambulancia

Além do Distrito de Paraju, a ambulância atenderá também o Distrito de Ponto Alto, abrangendo uma população de mais de 8.200 pessoas. O veículo tem o valor total de R$138.900,00, sendo R$ 48.900,00 de recursos próprios da Prefeitura, e R$ 90 mil de emenda parlamentar do deputado Marcos Mansur.

“A ambulância para o Distrito de Paraju faz parte de uma ação de renovação dos veículos para o atendimento no interior do município. Já entregamos uma em Tijuco Preto e outra para o distrito de Aracê. Em breve também teremos novas ambulâncias na Sede”, completou Wanzete.