Açúcar: Educação realiza pesquisa nos Centros de Educação Infantil

• Terça, 23 Julho 2019 13:51
  • Publicado em Educação
Açúcar: Educação realiza pesquisa nos Centros de Educação Infantil Foto: Reprodução internet

A Secretaria de Educação e Esportes realizou uma importante pesquisa relacionada ao consumo de açúcar pelos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Mesmo sendo a alimentação oferecida aos estudantes baseada legalmente no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Núcleo de Alimentação Escolar do município optou por ouvir as famílias sobre a oferta do produto aos filhos, na faixa etária de 4 meses a 2 anos e 11 meses.

A alimentação escolar ofertada em Domingos Martins segue a resolução nº 26 do FNDE, que recomenda que para as preparações diárias, no máximo 10% da energia total seja proveniente de açúcar simples adicionado. A composição nutricional dos cardápios, realizada desde setembro de 2018, e a quantidade de açúcar adicionada não ultrapassa a recomendação da resolução.

Por outro lado, o Ministério da Saúde afirma que “antes de dois anos de vida não é recomendado o oferecimento de açúcar; pois a criança está formando seus hábitos alimentares, que perpetuarão para a vida toda. Sabe-se que os alimentos oferecidos nos primeiros anos de vida com frequência passam a fazer parte do hábito alimentar”.

“Diante da questão, a secretaria desenvolveu a pesquisa para verificar quais famílias não incluíam o açúcar na alimentação de seus filhos, pois naquelas que já faziam uso, o açúcar não poderia ser excluído pois a criança não aceitaria o alimento e ficaria sem se alimentar na escola”, explica a nutricionista Marina Teixeira de Carvalho e Fonseca.

Resultados

Cada família recebeu um questionário onde deveria apontar se incluíam ou não o açúcar na alimentação de casa. A pesquisa foi aplicada no CMEI’s Cézar Vello Puppin (Sede), Vila Verde (Sede), Elena Côco Fagundes (Santa Isabel), Perobas, Ponto Alto, Jutta Batista da Silva (Pedra Azul) e Natália Velten Peterle (Aracê). Todo o trabalho contou ainda com a participação da nutricionista Daniela Nogueira de Rezende Tavares.

"Essa pesquisa torna-se muito importante para que possamos compartilhar com as famílias a preocupação com os hábitos alimentares saudáveis, respeitando as opções, culturas e responsabilidades conjunta na formação integral das crianças", destaca a secretária de Educação e Esporte, Adenilde Stein.

Em todas as escolas pesquisadas o número de famílias que optaram por oferecer o açúcar é superior às que escolheram não oferecer o produto. A partir dos resultados do levantamento, a Secretaria de Educação iniciou em maio a adequação do cardápio para o atendimento personalizado dos dois grupos, optantes e não optantes pelo consumo de açúcar.

resultado pesquisa consumo acucar cmeis
Gráfico mostra resultado da pesquisa

“É importante destacar que mesmo iniciando as adaptações, o cardápio escolar ainda não foi zerado em açúcar, pois toda a compra de merenda até outubro de 2019 já está feita, não permitindo muitas mudanças. Outras propostas de alteração e adequação para este segundo semestre estão em avaliação”, completa Marina.

• Última modificação em Segunda, 05 Agosto 2019 14:34