Escolas participaram da Feira do Meio Ambiente

• Terça, 23 Julho 2019 15:03
  • Publicado em Educação
Trabalhos da Escola Família Agrícola na terceira edição da Feira do Meio Ambiente Trabalhos da Escola Família Agrícola na terceira edição da Feira do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte esteve presente na III Feira do Meio Ambiente – “Ser Sustentável” com a exposição de trabalhos desenvolvidos pelas escolas contemplando ações de sustentabilidade.

A Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu levou trabalhos de pinturas feitas com diversos tipos de terra e também expôs a tinta para que os visitantes pudessem fazer a sua própria pintura nos papéis recicláveis também confeccionados pelos estudantes a partir dos restos de papel da escola. Além disso, também oportunizou a degustação de café orgânico, expôs um mostruário de compostagem para que os visitantes compreendessem as etapas do processo e a necessidade da reciclagem de materiais orgânicos.

A partir do tema saúde e bem estar, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Soído trouxe a receita de um shampoo feito com produtos naturais para o combate ao piolho. Já a Escola Uniodocente de Ensino Fundamental Califórnia, situada numa comunidade com predominância da cultura pomerana, realizaram junto às famílias um trabalho que evidenciou ações sustentáveis deste povo. Para tanto, expôs fotos de visitas realizadas pelos estudantes às famílias buscando aprender com a sabedoria desses sujeitos.

Na Escola Pluridocente Fazenda Schwambach, as aulas de arte contemplaram releituras de obras de arte, de grandes pintores, como Romero Brito. O objetivo foi dialogar com os estudantes sobre o reaproveitamento de materiais e técnicas de pintura em itens recicláveis como mesas, cadeiras, enxadas, entre outros objetos.

“Esta é apenas uma demonstração dos trabalhos realizados pelas escolas municipais, uma vez que é uma prática do Município trabalhar com temas que sejam significativos para a aprendizagem dos estudantes utilizando-se para tanto, os diálogos com as famílias, e também com a comunidade na qual a escola está inserida”, afirma a secretária de Educação e Esporte, Adenilde Stein.