Domingos Martins é o maior produtor de tangerina ponkan do Estado; Dia de campo capacita produtores

• Segunda, 05 Agosto 2019 15:58
  • Publicado em Agricultura

Boas notícias vindas do campo! Domingos Martins ocupa posição de destaque na citricultura do Espírito Santo. Entre os 22 municípios que cultivam a tangerina ponkan, o município ocupa o primeiro lugar em produção desta fruta entre os capixabas.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), 52,72 % da tangerina ponkan comercializada na CEASA no ano passado foi proveniente de Domingos Martins.

Ao todo, foram comercializados 4.219.861 quilos da fruta produzida em terras martinenses. O volume total, incluindo a produção de outros locais foi de pouco mais de 8 toneladas. “Esta diferença dos frutos comercializados se divide entre os demais municípios do capixabas e até de outros locais do País, como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul”, explica o engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, João Victor Santana.

E para manter a produção em alta, é preciso capacitação e atualização permanentes. Com este objetivo os produtores de tangerina ponkan participaram no último dia 25 do Dia de Campo de Citros, na comunidade de Cristo Rei, distrito de Aracê.

dia campo citros 1 dia campo citros 2  dia campo citros 3

A iniciativa foi uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins e a Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins – COOPRAM.

A escolha pela comunidade de Cristo Rei foi definida com base na demanda observada pela equipe da secretaria. “Durante anos, os dias de campo vinham se concentrando na região do Galo e entorno e com isso, esses produtores de citros já adquiriram conhecimento para empregar boas práticas de manejo em suas lavouras”, completa João.

“Ações como esta são importantes, pois abrangem vários produtores na mesma ocasião, as informações passadas são vistas na prática e no grupo as dúvidas de um serve de aprendizado para o outro”, destaca o engenheiro agrônomo também da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Joelmir Kohler.

Conteúdo

Na programação do Dia de Campo, informações e orientações quanto ao manejo da lavoura, manejo nutricional (calagem e adubação) e manejo fitossanitário (controle de pragas e doenças).

O evento contou com apoio da extensionista do Incaper, engenheira agrônoma Hanny Slany Pereira, e do diretor da COOPRAM, Deilton Klippel. Já o técnico agrícola Luduvico Bullerjahn falou sobre o histórico e principais linhas de atuação da cooperativa.

Em seguida, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural explanou sobre o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), documento obrigatório para a comercialização para fora do Estado, serviço oferecido gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Os produtores participaram ainda de atividades em campo, com temas divididos entre Manejo nutricional – calagem e adubação; poda; e controle de pragas e doenças.

(1 Voto)
  • Última modificação em Quinta, 15 Agosto 2019 13:48