Município participa da escolha nacional de livros didáticos

• Terça, 13 Agosto 2019 14:43
  • Publicado em Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes realiza até a próxima sexta-feira (16) a escolha dos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. A iniciativa é nacional e realizada periodicamente pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de renovar a atualizar o material pedagógico das escolas públicas.

O processo de escolha é realizado a partir de uma reflexão coletiva, com base nas orientações constantes no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que é disponibilizado após a divulgação do resultado definitivo da avaliação pedagógica pelo Ministério da Educação e da habilitação das empresas e obras participantes.

Em Domingos Martins, a escolha dos livros didáticos é realizada em duas fases. Na primeira etapa, já concluída, as obras foram analisadas por professores e pedagogos em cada unidade escolar, e na segunda fase, durante esta semana, o debate é ampliado para todo o corpo docente do 6º ao 9º anos da rede municipal de Educação, separados por disciplina.

“Este momento é muito importante pois entendemos que o livro ainda é um importante recurso de apoio pedagógico para o professor no processo ensino aprendizagem”, afirma a secretária de Educação e Esportes, Adenilde Stein Silva.

Ontem (12) e hoje (13) a escolha foi para os livros das disciplinas de Ciências, História e Geografia, respectivamente. Nesta quarta-feira (14) será a vez dos professores de Matemática definirem a obra a ser utilizada, na quinta (15), de Língua Portuguesa e Arte, e na sexta (16) de Educação Física e de Língua Inglesa. A escolha é realizada na Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho, das 7h30 às 11h.

escolha livros didaticos2 escolha livros didaticos3 escolha livros didaticos4

O coordenador municipal do PNLD, Leonísio Erli Klippel, explica que “Na Sede, a escolha ocorrerá apenas no turno matutino por ser o turno em que há mais escolas atendendo os anos finais, e por ser necessário fazer a escolha unificada. Pedimos aos professores que trabalham à tarde que, dentro de suas possibilidades, se organizem para participar considerando a importância deste momento. O cronograma com as datas para as escolhas dos livros foi organizado de acordo com a área de conhecimento alinhado ao dia destinado ao planejamento nas escolas”.

Após a definição dos livros didáticos, as informações são repassadas para o Governo Federal para que sejam adquiridos e enviados aos municípios. Os novos livros serão utilizado a partir do próximo ano letivo.

(1 Voto)
  • Última modificação em Sexta, 16 Agosto 2019 09:57