Sarampo: Crianças de 6 a 11 meses devem ser vacinadas

• Quinta, 15 Agosto 2019 09:34
  • Publicado em Saúde
Iderlene: Orientação é procurar a unidade de saúde para verificar a situação vacinal Iderlene: Orientação é procurar a unidade de saúde para verificar a situação vacinal

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins divulga nesta quinta-feira (15) novas orientações sobre a vacinação contra o sarampo. Com um caso confirmado e outros dois sob investigação no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde determina, em ofício circular, que todas as crianças entre 6 e 11 meses de idade, residentes na Grande Vitória ou que irão se descolar para esta área, também sejam vacinadas.

É importante ressaltar que essa é uma dose extra da vacina, portanto, não deve interferir na rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as crianças do país devem continuar seguindo a orientação do Calendário Nacional de Vacinação: tomar a tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose), tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

Outra mudança em Domingos Martins, válida para todas as 17 unidades de saúde do município: a partir de agora, a vacinação contra o sarampo será administrada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h30, e não mais somente às quartas-feiras. De acordo com o Setor Municipal de Imunização, não há necessidade de fazer um Dia D de vacinação aos sábados.

Além da faixa etária infantil, a Secretaria de Saúde de Domingos Martins pede a toda a população que compareça à unidade de saúde mais próxima para avaliação do cartão de vacina em relação à imunização contra o sarampo. Todos as pessoas de 1 a 49 anos de idade devem estar vacinadas contra o sarampo. O esquema de vacinação é diferente de acordo com a idade (veja abaixo).

De acordo com comunicado da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, em 2019 o vírus do sarampo continua em circulação, com centenas de casos já confirmados. “Para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo, diversas ações vêm sendo implementadas, tais como: bloqueio vacinal seletivo, intensificação da rotina de vacinação”.

Em Domingos Martins, a medida é reforçada pela característica turística do município. “Como recebemos muitos visitantes, nossa população deve estar imunizada contra o sarampo, somente com a vacina é possível interromper a transmissão da doença. Vamos verificar os cartões, aqueles que já tomaram a dose não precisam tomar novamente, e aqueles que ainda não foram vacinados, receberão a dose”, explica a referência técnica municipal de Imunização, Iderlene Gütler

Esquema de vacinação contra o sarampo, de acordo com a idade:
De 1 a 29 anos:
são necessárias duas doses
De 30 a 49 anos: apenas uma dose
Após os 50 anos: Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, não há indicação para tomar a vacina na rede pública, mas a pessoa pode se vacinar na rede particular. A população acima de 50 anos não tem recomendação porque o sarampo no passado era muito comum no Brasil. As crianças na época tiveram sarampo ou tiveram contato com a doença e por isso têm o que é chamado de imunidade natural ou imunidade adquirida.
Não tem mais o Cartão de Vacina e não sabe se está imunizado? Você precisa tomar a vacina, procura a unidade de saúde mais próxima.

Funcionamento:
As salas de imunização das Unidades de Saúde de Domingos Martins funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h30. Mais informações: (27) 3268-3254.

• Última modificação em Quinta, 22 Agosto 2019 13:42