Biblioteca é tema de palestras em Mato Grosso e em Brasília

• Quinta, 15 Agosto 2019 13:45
  • Publicado em Educação
Ana Maria (E), ao lado da servidora Dineuse Christ e da atual coordenadora da Biblioteca de Domingos Martins, Maria Oliveira Ana Maria (E), ao lado da servidora Dineuse Christ e da atual coordenadora da Biblioteca de Domingos Martins, Maria Oliveira

Mais uma vez, a Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, em Domingos Martins, terá destaque nacional. Já consolidada como referência quando o assunto é a transformação social por meio das bibliotecas, e premiada dentro e fora do País por suas iniciativas, a entidade agora é tema de palestras na região centro-oeste do Brasil.

Nos próximos dias 26, 27 e 28, a ex-coordenadora da biblioteca municipal e atual gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, Ana Maria Silva, vai levar toda a experiência desenvolvida aqui no município para a Capital do Brasil. No evento, promovido pela Universidade de Brasília, Ana irá ministrar a palestra “Tendências do mundo do trabalho para formação e atuação profissional bibliotecária”, na II Jornada de Biblioteconomia e Ciência da Informação de Brasília.

“Trata-se de uma visão contemporânea sobre bibliotecas, que não são apenas organizações estáticas, depósitos de livros, mas lugares de acesso, criação, conhecimento, cultura e cidadania. As bibliotecas modernas são mais que livros, são lugares de sociabilidade, turismo, lazer, saúde mental, desenvolvimento social e também incentivo à leitura; o conhecimento não está apenas nos livros, mas no diálogo”, afirma Ana Maria.

“As bibliotecas públicas nesta nova concepção são recursos vitais para o desenvolvimento das comunidades. O que não se faz nas bibliotecas e poderia ser feito? Quais outros ambientes demandam atividade bibliotecária mas não são necessariamente bibliotecas? Como otimizar as bibliotecas num recurso vital? Aliando as práticas das bibliotecas com as agendas locais. É papel da biblioteca moderna saber quais são as demandas, os desejos da comunidade na qual a biblioteca está inserida”, completa.

Mato Grosso

Em junho deste ano, Ana maria Silva também participou como convidada do III Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso. No evento, realizado na capital do Estado, Cuiabá, a bibliotecária falou sobre “O papel social das bibliotecas”.

• Última modificação em Quarta, 21 Agosto 2019 13:27