Palestra discutiu a interação das Línguas Portuguesa e Alemã

• Quarta, 21 Agosto 2019 13:24
  • Publicado em Educação

Neste mês de agosto Domingos Martins recebeu a visita do professor alemão Dr. Goez Kaufmann da Universidade de Freiburg, Alemanha, para uma palestra sobre a interação das Línguas Portuguesa e Alemã. A iniciativa foi uma parceria entre a secretaria Municipal de Educação e Esporte e o Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (CNPQ), da Ufes.

O encontro foi realizado no último dia 13, na Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, e reuniu professores e estudantes para a palestra “A integração lexical de empréstimos portugueses em três variedades alemãs”, com reflexões sobre o uso de palavras da língua portuguesa, o que o professor chama de empréstimos linguísticos, na fala entre os pomeranos e também nas outras etnias que tem pesquisado.

Também estiveram presentes estudantes do Polo da UAB de Domingos Martins, professores que atuam com a língua pomerana e alemã nas escolas municipais, pedagogos que atuam nas escolas e no órgão central da Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

Durante a explanação o professor apresentou fatores que desencadeiam o uso desses empréstimos: “Necessidade (palavras que aparecem no contexto com o desenvolvimento da sociedade e que não existem na língua pomerana, como por exemplo: computador, televisão, celular, entre outras); Prestígio (Porque a outra língua tem grande prestígio e quer-se impressionar alguém com a fala. O mesmo acontece com a língua portuguesa quando são usadas palavras isoladas em inglês); e Convivência (Por se conviver em um contexto em que duas línguas são faladas simultaneamente, é normal que se use palavra da língua portuguesa no meio de uma fala pomerana).

O professor Goez também destacou a importância do estudo de uma segunda língua para o desenvolvimento da cognitividade. “Vejo com entusiasmo o ensino da língua pomerana na escola e também nas famílias porque ela pode ser um instrumento de aproximação para a aprendizagem do inglês e também do alemão. Entretanto, ressalto que a língua de imigração, geralmente desaparece depois da terceira geração e o que a mantém viva é a comunicação na família, e a escola reforça esta importância dando visibilidade e prestígio ao idioma”.

palestra professor goez2

De acordo com o docente, em todas as partes do mundo é normal as pessoas falarem pelo menos dois ou três idiomas. Entretanto, no Brasil, pelo fato de ser um país que foi explorado/colonizado por outros povos, é recorrente as pessoas pensaram que é normal uma nação ser monolíngüe, visto que os europeus, quando vieram impuseram o seu idioma e costumes, uniformizando os povos, sem considerar e respeitar a diversidade existente.

“A vinda do professor Goez Kaufmann nos possibilita refletir sobre a nossa realidade e, a partir dela pensar em ações que possam contribuir para a preservação da língua pomerana em nosso município” destacou a coordenadora do Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação de Profissionais da Educação, Mônica Nickel.

• Última modificação em Quarta, 28 Agosto 2019 10:13