Pedagogos participam de reuniões mensais de alinhamento

• Quarta, 21 Agosto 2019 14:30
  • Publicado em Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte tem como prática a realização de encontros mensais com todos os pedagogos com o objetivo de detectar demandas e necessidades, além de repassar informações relevantes sobre projetos e programas a serem desenvolvidos nas unidades municipais de ensino do município.

A última reunião foi realizado no dia 13 deste mês, na Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, em Campinho. Na pauta, destaque para a reflexão da coordenadora da Educação Infantil Kristine Lourenço sobre a importância da música, da brincadeira, da imaginação, do respeito e do olhar atento para as falas das crianças na Educação Infantil enquanto possibilidade de aprendizagem e enquanto sujeitos produtores de conhecimento e de história.

A formação do currículo do Espírito Santo alinhado à Base Nacional Comum também foi tema na reunião. A formação é ofertada a todos os professores da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU) e é coordenada em Domingos Martins pelas pedagogas Sônia Maria Bassani Bravim e Eliana de Deus Sobrinho.

Outra ferramenta de atualização constante do corpo docente da Rede Municipal de Educação, a Formação Continuada 2019 foi discutida. A iniciativa consiste no alinhamento do Documento Curricular da Educação Básica do Município ao Currículo do Espírito Santo e a Base Nacional Comum, ofertada pela Rede Municipal de Educação.

Informações e orientações sobre o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), suas metas e o Plano de Avaliação Institucional foram repassadas. Os documentos estão em produção com o envolvimento de todos corresponsáveis pela Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais do Ensino Fundamental e EJA atuantes nas escolas municipais. Sua produção subsidiará as discussões e a regulamentação das unidades de ensino perante o Conselho Estadual de Educação.

Outros assuntos abordados foram esclarecimentos de dúvidas sobre o diário online com participação de funcionários da empresa E&L; Orientações sobre a importância da garantia do cumprimento dos 200 dias letivos conforme previsto na Lei 9394/96; Explicações sobre a aplicação do teste de fluência para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em parceria com o Governo do Estado; e informações sobre a manutenção do Programa Agrinho, já realizado no município em parceria com o SENAR.

No período vespertino foram organizados grupos de trabalho com o objetivo de discutir questões específicas dos CMEI's, Escolas Unidocentes e Pluridocentes e Emef's.