Equipe pedagógica participa de formações com professores da Ufes

• Quinta, 29 Agosto 2019 14:23
  • Publicado em Educação
Equipe pedagógica participa de formações com professores da Ufes Fotos: Mônica Nickel

A atualização e a busca permanente por melhorias no sistema de Educação Municipal são objetivos permanentes da Secretaria de Educação e Esporte de Domingos Martins. Para tanto, a equipe pedagógica interna tem realizado reuniões mensais com o professor doutor Valter Martins Giovedi, da Universidade Federal do Espírito Santo (ufes), para análises e reflexões sobre o Documento Curricular da Educação Básica de Domingos Martins a partir dos pressupostos teóricos que embasam essa produção.

As reflexões realizadas englobam as seguintes questões: Percepções da Equipe Pedagógica a respeito do Currículo e de sua concretização nas escolas do município de Domingos Martins; As grandes matrizes pedagógicas e seus projetos formativos em disputa; a perspectiva freireana e os caminhos para a sua recriação na realidade concreta; A perspectiva da Educação do Campo: princípios que fundamentam o seu Projeto Político-Pedagógico; e Análise crítica do Documento Curricular da Educação Básica de Domingos Martins a partir dos marcos referenciais discutidos nos momentos anteriores.

reuniao eq ped profs ufes 1 reuniao eq ped profs ufes 2

A última reunião foi realizada no dia 27 de agosto. Além do professor Valter, o encontro contou com a participação da professora doutora Débora, também professora da Ufes, que discutiu a perspectiva da Educação do Campo e os princípios que fundamentam o seu Projeto Político-Pedagógico. Durante a sua fala fez a contextualização histórica sobre o currículo na educação brasileira evidenciando o caráter urbanocêntrico e descontextualizado. Além disso, também fez a diferenciação entre Educação Rural (em que pode ser ofertada qualquer tipo de educação aos sujeitos do campo, com currículos e práticas submetidos ao modelo pensado para escolas urbanas) e Educação do campo (em que a proposta é promover o diálogo com todos os sujeitos visando identificar as necessidades de cada contexto, com reflexões sobre a formação dos professores, sobre o tipo de processo ensino aprendizagem a ser realizado).

Considerando as características campesinas do Município, “essas reflexões são de suma importância para compreendermos os processos de ensino e aprendizagem e cada vez mais melhorar a qualidade de ensino ofertada por esta municipalidade, levando em consideração os diálogos coletivos”, destaca a Secretária Municipal de Educação e Esporte Adenilde Stein Silva.

(1 Voto)