Morador, receba as Agentes de Combate à Dengue; Município tem notificações e ações são intensificadas

• Segunda, 23 Setembro 2019 10:21
  • Publicado em Saúde
As agentes Elisângela, Myllyanne e Marta são as responsáveis pelo trabalho de combate à dengue As agentes Elisângela, Myllyanne e Marta são as responsáveis pelo trabalho de combate à dengue

A Vigilância em Saúde de Domingos Martins está intensificando as ações de combate à dengue diante do registro de casos em diversas localidades do município, mas está encontrando dificuldades para realizar o trabalho de visitas domiciliares, especialmente em Campinho.

De acordo com a gerência, muitos moradores se recusam a abrir suas residências para receber as agentes de combate à dengue para o trabalho de inspeção e orientação. Durante a visita, as profissionais checam a moradia, quintais e áreas ao ar livre em busca de focos do Aedes aegypti. Se encontradas, as larvas são recolhidas para análise e os residentes são orientados.

“Infelizmente, estamos registrando um aumento considerável do número de casas que não abrem as portas para o serviço de combate à dengue, sem essa parceria da população o trabalho fica comprometido e os resultados já estão aparecendo, numa crescente de notificações. Precisamos do auxílio da população, combater o mosquito é responsabilidade de todos nós”, explica a gerente da Vigilância em Saúde, Cláudia Barbosa Soares.

Ainda de acordo com a gerente, o trabalho domiciliar ganha ainda mais importância diante de um dado preocupante: mais de 90% dos focos os Aedes aegypti são encontrados em ambientes residenciais.

Identificação e fumacê

As agentes de combate à dengue atendem às normas de identificação da Prefeitura de Domingos Martins, com a utilização de bolsa, uniforme e crachá. As visitas são realizadas diariamente, com base em cronograma de atendimento de todo o município.

Outra estratégia adotada pela Vigilância em Saúde de Domingos Martins para combater o Aedes aegypti é a utilização do carro fumacê. O veículo começou a ser utilizado recentemente e tem o objetivo de eliminar o mosquito na fase adulta. O serviço também é executado de acordo com cronograma e verificação de incidência do inseto, observadas todas as condições e regras para a correta aplicação e segurança sanitária da população.

• Última modificação em Quinta, 03 Outubro 2019 09:20